Uma área de baixa pressão provoca chuva na Região Sul do país, neste domingo (25).O meteorologista Luiz Kondraski, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), afirmou ao G1 que essa área de baixa pressão deve dar origem a um ciclone extratropical a partir de segunda-feira (26).

CARREGANDO :)

"Um ciclone extratropical deve se formar no oceano, na segunda-feira, a leste do Rio Grande do Sul e do Uruguai", explicou Kondraski.

O meteorologista ressalta que a chuva que atinge a Região Sul é causada apenas pela área de baixa pressão associada com a umidade, pois o ciclone ainda não se formou.

Publicidade

Desde a manhã deste domingo, os estados da Região Sul são atingidos por chuvas e descargas elétricas. As áreas mais afetadas são o Vale do Itajaí, o norte e o oeste de Santa Catarina, que devem ser atingidas por mais temporais forte na noite deste domingo.

"Neste domingo estão previstas mais pancadas de chuva forte, com descargas elétricas e vento, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná", disse.

Sul

Na segunda-feira, uma área de baixa pressão deve formar um ciclone extratropical. Uma frente fria deve deixar o tempo chuvoso no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e na capital gaúcha. Também atinge Santa Catarina e Paraná.

Sudeste

Publicidade

Neste domingo, há chances de pancadas de chuva em todo o estado de São Paulo. Na segunda-feira, há chances de chuva no sul, centro e oeste do estado. O resto do estado tem tempo parcialmente nublado.

Na segunda, há possibilidade de chuva no norte do Espírito Santo e região nordeste de Minas Gerais terá variação de nebulosidade. No restante da região, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e demais áreas de Minas, haverá sol entre poucas nuvens.

Nordeste

Possibilidade de chuvas rápidas no litoral entre Rio Grande do Norte e a Bahia na segunda-feira. Há previsão também de pancadas de chuva entre o litoral Ceará e o norte do Maranhão e Piauí.

Norte

Publicidade

Chuvas e tempo nublado no norte da região, principalmente norte dos estados de Amapá, Amazonas, Roraima, Pará. No sul do Pará, Rondônia Amazonas e Acre há condições de abertura de sol. No Tocantins, se houver chuva, no norte do estado.

Centro-Oeste

Há chance de pancadas isoladas, em Mato Grosso, entre o norte e sul do estado. No leste de Mato Grosso, não há previsão de chuva. Goiás e o Distrito Federal têm céu parcialmente nublado.

Áreas de instabilidade que atingem a região Sul também provocam chuva no sul de Mato Grosso do Sul.

Veja também
  • SC tem quinta cidade em situação de emergência
  • Chuva afeta 225 mil pessoas no PR; duas cidades decretam emergência
Publicidade