@cidadania
Confira algumas instituições que aderiram Twitter:
- Superior Tribunal de Justiça: @stjnoticias
- Ordem dos Advogados do Brasil: @oab_brasil
- Prefeitura de Curitiba: @curitiba_pmc
- Prefeitura de Pinhais: @Pinhais_PMP
- Prefeitura de Londrina: @preflondrina
- Prefeitura de Foz do Iguaçu: @prefeituradefoz
- Prefeitura de Apucarana: @PrefApucarana
- Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu: @STI_prefeitura
- Prefeitura de Rolândia: @Pref_Rolandia
- Prefeitura de Castro: @pref_castro
- Câmara Municipal de Foz do Iguaçu: @CamaraFoz
- Movimento Pró-Paraná: @oprquequeremos
- Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina: @portosPR
- Polícia Rodoviária Federal/Paraná: @PRF191PR
- Polícia Rodoviária Estadual: @preparana
- Universidade Federal do Paraná: @UFPR
- SESC da Esquina: @sesc_esquina
- Guia de tudo: @guiadetudo
- Simepar: @simeparpr
- Teatro Guaira: @TeatroGuaira
- Web Cidadania: @webcidadania
Oportunidade
Redes sociais garantem a inclusão digital
Além da aproximação entre os gestores públicos e a população, as redes sociais atuam na inclusão digital. Um levantamento do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) mostra que estas ferramentas são mais utilizadas por pessoas das classes sociais mais baixas e com menor escolaridade. "As redes sociais, juntamente com os sites de relacionamento, são a porta de entrada para a apropriação da internet", afirma o analista do Cetic, Juliano Cappi. De acordo com ele, a principal barreira para a disseminação da internet entre toda a população é a habilidade, porém, a facilidade em utilizar as redes sociais estimula os internautas a aprofundarem a utilização da rede.
Cappi também ressalta que com o acesso às redes sociais, a população tem oportunidade de contribuir para a construção coletiva do conhecimento. "As pessoas compartilham ideias e criam relação com o governo. As redes são um canal de comunicação com forte possibilidade para o exercício da cidadania", garante. De encontro a esta realidade, o analista destaca um grande empecilho à inclusão digital. Apenas 39% da população brasileira têm acesso à internet. Contribuem para este cenário a situação econômica dos brasileiros, o valor dos equipamentos e a disponibilidade da internet em todas as regiões do país.
Não foi preciso realizar manifestações ou bloquear uma avenida movimentada de Curitiba para o corretor de seguros Adriano dos Santos, 28, reclamar da ausência de asfalto na rua onde mora, no bairro Orleans. Depois de diversas tentativas pelos canais de comunicação disponibilizados pela prefeitura, ele conseguiu entrar em contato com o prefeito Luciano Ducci por meio do microblog Twitter. A ferramenta limita os textos em 140 caracteres e, além de um ponto de encontro entre amigos e pessoas com interesses em comum, tornou-se um espaço de cidadania.Os constantes relatos no microblog sobre o problema em frente da casa de Santos chamaram a atenção dos responsáveis pelo perfil da prefeitura no Twitter. A solicitação foi reforçada com um pedido direto ao prefeito, que se envolveu pessoalmente no assunto. Meses depois, máquinas estavam no local fazendo os primeiros reparos, procedimento acompanhado de perto pelo morador e repassado a seus seguidores no microblog em tempo real. Com alguns procedimentos que ainda devem ser acertados na obra, Santos mantém o prefeito informado de tudo o que acontece e cobra a finalização do trabalho.
"Comecei tentando agilizar os protocolos sobre a situação da minha rua e meus vizinhos diziam que não ia dar certo. Mas eu consegui. Sinto que contribuo muito mais como cidadão participando e cobrando pela internet. Não queria fazer uma passeata ou fechar a rua", conta. Para ele, o ambiente da internet foi o fator que potencializou seu pedido. "Muitas pessoas têm acesso ao que eu escrevo, por isso a repercussão é muito maior. Desta forma é mais fácil de ser ouvido", diz.
Via de mão dupla
Casos semelhantes ao de Santos se repetem por todo o país e formam uma grande rede, em que cidadãos e poder público estão em contato constante. Uma busca pela expressão "prefeitura" no Twitter aponta para pelo menos 200 perfis de administrações de capitais e municípios do interior. O uso da internet como cenário desse diálogo acelera e fortalece o processo de cidadania com o envolvimento de milhares de pessoas em causas que interessam a todos. Em uma via de mão dupla, os gestores disponibilizam informações sobre serviços ao mesmo tempo em que a população ganha um meio para levar aos governantes suas reivindicações.
"A principal característica do canal de comunicação pelas redes sociais é a colaboração entre os diferentes atores. O cidadão se aproxima do poder público, da realidade da gestão das cidades, e por outro lado também se sente contemplado pelas administrações, se sente ouvido", analisa Rodrigo Bandeira, idealizador do projeto Cidade Democrática.
A iniciativa, realizada pela internet, faz a ponte entre as sugestões apresentadas pela população e os gestores. O movimento serve como troca de experiências e incentivo para a participação popular nas administrações públicas. Entre mais de quatro mil pessoas cadastradas de diversas cidades brasileiras estão 37 representantes do poder executivo, como secretários, gestores e parlamentares. Entre as conquistas, Bandeira comemora a criação de um plano cicloviário na cidade de Jundiaí (SP), a partir da sugestão de um adolescente de 15 anos.
"O gestor que não quer dialogar com a causa está perdendo enquanto aquele que está envolvido ganha uma ótima interlocução com a sociedade", afirma Bandeira. Além de um site, o Cidade Democrática faz parte do grupo Web Cidadania, que reúne organizações que utilizam a internet para mobilização social. Ele ainda ressalta que as discussões pela internet permitem a participação de outros setores, como os empresários.
Seguidores fiéis
Com 14 perfis diferentes no microblog e mais de 15 mil seguidores, a prefeitura de Curitiba fez do Twitter um canal que disponibiliza informações sobre a gestão e serviços direcionados à comunidade, além de um espaço que serve para o esclarecimento de dúvidas. "O contato direto possibilita que o cidadão monitore e entenda o que os gestores fazem e que a administração leve o conhecimento para dentro", afirma a responsável pelo marketing digital da prefeitura, Heloisa Guernieri.
Cada perfil é direcionado a um setor específico da prefeitura e é supervisionado pelos responsáveis de cada área, como a programação cultural da Fundação Cultural (@fcccuritiba), o boletim de trânsito da Urbs (@transitourbs) e informações turísticas do Viaje Curitiba (@viajecuritiba), entre outros. "Não existe mais a comunicação de cima para baixo e o fato de existir um canal em que a população possa ser ouvida já é cidadania", diz.
A proximidade com a população por meio das redes sociais faz parte de uma mudança cultural no poder público, que tem o desafio de incorporar no plano de trabalho as solicitações recebidas nesta nova realidade e aliá-las às demandas formais. A estrutura para manter o contato com o público também requer atenção especial, com estrutura para alimentação das ferramentas e respaldo dos executores setoriais no que diz respeito à veracidade das informações. Para os cidadãos, o desafio é mobilizar mais pessoas para a causa e acompanhar os resultados da ação.
De previsão do tempo à vaga de emprego
Qualquer modificação nas condições meteorológicas do Paraná se transforma em atualização imediata no perfil no Twitter do Instituto Meteorológico Simepar. A cada postagem, novos internautas viram seguidores da instituição, principalmente durante os dias de calor atípico e frio intenso. "Há algumas semanas, quando tivemos dias de muito calor e a chegada de uma frente fria, tivemos mais de 200 novos seguidores em dois dias", conta a técnica em meteorologia e responsável pela atualização do perfil, Vanessa Cristina DÁvila.
A procura pelo serviço demonstra que não são apenas os administradores públicos que chamam a atenção dos internautas, mas também serviços informativos, como previsão do tempo, programação cultural, informações sobre o trânsito e vagas de emprego. "Em algumas situações as pessoas acabam banalizando as informações que colocam no Twitter, mas tentamos oferecer algo relevante aos leitores", afirma Vanessa.
Para o analista de sistemas Leonardo Saraiva, o Twitter serve como fonte de informação para programação cultural e também para manter o contato mais próximo com empresas das quais utiliza os serviços, como bancos e telefonia. Para ele, o acesso aos empreendimentos pelas redes sociais garante mais rapidez quando se trata de retorno sobre reclamações. "Antes tínhamos um trabalho bem maior de procurar o site, mandar o email e esperar a resposta por muito tempo. No Twitter as respostas são mais rápidas. Isso porque milhões de pessoas estão vendo e as reclamações se difundem."
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