Nos primeiros quatro meses do ano, cerca de 800 km de cabos foram furtados na cidade de São Paulo, prejudicando o funcionamento do sistema de iluminação pública. O dado foi apresentado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) no início da tarde desta terça-feira (4). O número é resultado de um relatório elaborado pela Polícia Militar, a pedido da prefeitura. "Isso gerou prejuízo para cidade porque temos que repor os fios. E ainda não temos resposta à altura para esse tipo de comportamento", afirmou Haddad.
O prefeito disse que foram feitos boletins de ocorrência de todos os roubos e que pretende solicitar à Polícia Civil respostas sobre a apuração dessas ocorrências. "Parece um problema pequeno, mas gera enormes problemas para a cidade. E não podemos combater isso sozinhos. A cidade não tem uma força policial municipal."
O relatório sobre o furto de cabos foi o segundo enviado pela Polícia Militar à Prefeitura. Antes, Haddad havia pedido dados sobre os pontos cegos para, nas suas palavras, "pressionar a empresa que cuida da iluminação a cumprir o contrato". Haddad lembrou que houve uma redução de 20% no valor de contrato com a empresa SPLuz, que foi estendido até o fim do ano.