O calor que dominou o Paraná nesta quinta-feira (16) levou os termômetros de Cambará, no Norte Pioneiro, à marca dos 40,6ºC. A mesma cidade já tinha chegado à marca dos 40,7ºC, na última segunda-feira (13). Os termômetros marcaram 31,7ºC em Curitiba, segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar.
As temperaturas "mais baixas" foram registradas no Litoral do estado, onde estações do Simepar registraram um máximo de 24,1ºC em Guaratuba e de 27,6ºC em Paranaguá. O mesmo não vale para o Noroeste: Cianorte registrou 39,5ºC.
Com 38,1ºC, Maringá ficou chegou perto de bater o recorde da estação local, de 38,4ºC, registrado em 2002. Já Pato Branco teve a temperatura mais alta desde a instalação do Simepar, em 1997, com calor de 36,9ºC.
Previsão
Temperaturas na casa dos 30ºC devem ser a regra para os paranaenses, pelo menos até o próximo domingo (19). O meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar, explica que a frente fria que atualmente se encontra no Rio Grande do Sul não tem forças para enfrentar a massa de ar seco que domina quase todo o país. A frente deve sair pelo mar pela Argentina, sem influenciar as temperaturas no Paraná.
Uma nova frente deve se formar entre domingo a noite e a manhã de segunda-feira (20), trazendo quedas na temperatura, nebulosidade e chuvas no início da semana. Chuvas mais agressivas podem ocorrer já na madrugada de domingo, em especial na metade sul do Paraná.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião