• Carregando...

A região Oeste do Paraná ainda sofre com as chuvas nesta sexta-feira (16). O volume não é tão intenso como na tarde de quarta e madruga da quinta-feira (14 e 15), mas a continuidade do tempo chuvoso prejudica o trabalho de equipes da Copel e da Sanepar. Com isso, algumas cidades da região ainda têm falta de abastecimento de água e estão sem energia elétrica. De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, a cidade de Matelândia está sem água desde quarta-feira.

Como as bombas da Sanepar são movidas a energia elétrica, o abastecimento está cortado, pois também a luz ainda não foi restabelecida. Caminhões-pipa, que levam água de Medianeira, são usados para abastecer a cidade emergencialmente. Caso a situação não se normalize até o início da tarde desta sexta, novos caminhões-pipa serão usados pela Sanepar. Na cidade de Iguatu a situação é a mesma: sem água e sem energia. Três caminhões-pipa estão abastecendo o município.

Em Cascavel, uma das cidades mais atingidas pelo temporal, o bairro Santa Cruz teve a volta do abastecimento de água na manhã desta sexta-feira, mas o sistema ainda funciona de forma precária. Na região, uma torre da Copel caiu e o reservatório do bairro ainda não está funcionando. A água é remanejada de outros reservatórios da cidade. Continua chovendo na cidade, e isso atrapalha o trabalho das equipes de reparo. Na cidade de Formosa do Oeste, o abastecimento de água voltou durante a manhã, mas a forte pressão acabou estourando uma adutora. O sistema deve voltar ao normal durante a tarde.

Em Assis Chateaubriand, o Rio Alívio está com muita sujeira, em razão das fortes chuvas, e o sistema não está conseguindo fazer a limpeza. A produção de água tratada foi reduzida em 50%. Somente quando o nível do rio abaixar o sistema será totalmente normalizado. Como as chuvas continuam na região, a previsão da Sanepar é que só no domingo a situação seja resolvida. Nas regiões Noroeste e Norte o abastecimento de água já foi restabelecido.

De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, 7 mil domicílios continuam sem luz na região de Londrina, no Norte do estado. Nas regiões de Apucarana e Cornélio Procópio, cerca de 800 domicílios estão sem energia elétrica. Uma nova tempestade ocorrida no início da manhã desta sexta-feira deixou sem luz as cidades de Alto Porã, Manoel Ribas, Sabáudia e uma parte de Cambira. Até agora, foi registrada a quebra de 65 postes em toda a região, principalmente por árvores caídas sobre a rede.

Estragos

Todo esse transtorno enfrentado no interior do estado é resultado de um tornado que se formou nas regiões Sudoeste e atingiu o Oeste, Noroeste e Norte, entre quarta e quinta-feira. Os ventos atingiram 115 km/h. De acordo com balanço divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, atualizado às 9h30 desta sexta-feira, 35 cidades foram atingidas pelas chuvas e ventos fortes entre os dias 14 e 15. No total, 3.361 casas foram danificadas, sendo que 64 ficaram destruídas.

O número de pessoas desalojadas chegou a 1.370 e outras 513 ficaram desabrigadas. Os temporais ainda deixaram uma pessoa morta, em Santa Helena. Outras 53 ficaram feridas no estado inteiro. De acordo com a Defesa Civil, 28.350 pessoas foram afetadas pelas chuvas dos últimos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]