As cidades populosas e com problemas de trânsito poderão adotar, com aval do governo federal, medidas para restrição do tráfego que incluem, até mesmo o pedágio urbano em determinadas regiões, como o centro da cidade.
Estas idéias estão sendo debatidas em Curitiba numa iniciativa do Ministério das Cidades. Um seminário analisa os principais problemas das cidades: ocupação irregular de áreas, congestionamento no trânsito e dificuldades no transporte público.
Segundo reportagem do Bom Dia Paraná, a proposta do Governo Federal é criar instrumentos para a racionalização do sistema de mobilidade urbana, incluindo restrição e controle de acesso e circulação de carros em determinados locais e horários, até mesmo com a cobrança de taxas conhecidas como pedágios urbanos.
Técnicos da Urbs nas áreas de Trânsito e Transporte vão analisar e discutir com os representantes do Ministério das Cidades as regras que o Governo Federal pretende implantar.
Além do seminário em Curitiba já foram realizados debates regionais em Fortaleza e Vitória. E os próximos seminários vão ser promovidos até o final do mês em Goiânia e Manaus.
O Ministério das Cidades promete levar em conta as sugestões dos governos municipais e estaduais, bem como da sociedade civil, recolhidas nas audiências regionais. O anteprojeto de lei deve ser encaminhado para análise do Congresso Nacional ainda este ano.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora