• Carregando...

Prefeituras e líderes comunitários se preparam para realizar, em conjunto com a Secretaria da Saúde do Paraná, mobilizações contra a dengue em 151 cidades do estado no próximo sábado e no dia 13 de março. Segundo Ronaldo Trevisan, integrante da equipe estadual de controle da doença, o momento é de alerta. "O mutirão deve chamar atenção para os perigos da dengue e conscientizar a população sobre a responsabilidade de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É hora de dar um puxão de orelha nos paranaenses, de envolvê-los na solução do problema."

O Índice de Infestação Predial (IIP), criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para medir o risco de epidemia da dengue, foi o critério adotado pela secretaria na escolha dos municípios onde haverá o mutirão. No dia 6, as atividades serão realizadas em 66 cidades e no dia 13, em 85. Maringá (169), Foz do Iguaçu (134) e Lon­drina (68) são as regiões que mais apresentam casos confirmados de dengue no Paraná em 2010.

O número de registros da doença neste ano preocupa a Secretaria da Saúde, que orienta a população a procurar o serviço de saúde em caso de dor de cabeça e no corpo e febre. A recomendação é que ninguém tome remédios sem prescrição médica. A secretaria destaca que a avaliação de um profissional de saúde é importante para diferenciar casos de dengue dos de influenza A (H1N1) – gripe suína –, que apresentam sintomas parecidos.

De acordo com o último boletim da secretaria, o número de casos confirmados no Paraná este ano chega a 530.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]