• Carregando...

Atualizado às 19h35

Cinco donos de escritório de despachantes de Maringá, Noroeste do estado, foram presos nesta quinta-feira (17), durante uma operação realizada pela Delegacia de Estelionato de Maringá, com o apoio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). Os donos são acusados de falsificar documentos para legalizar carros em situação irregular.

A operação começou por volta das 7h e faz busca e apreensão de documentos em escritórios e residências de 15 despachantes e ex-despachantes da cidade envolvidos em um esquema de falsificação de carimbos e selos de cartório, declarações de residência e notas fiscais de veículos apresentados em processos do Detran/PR.

Na semana passada, uma Mercedes-Benz sumiu do pátio do Detran, em Curitiba. O carro foi vendido com documentos emitidos pelo Detran de Maringá.

De acordo com o Paraná TV, foram encontradas contas de energia elétrica, declarações de cartório, certificados de veículos, todos falsos, dois computadores usados para montar os documentos, além de placas com nomes de cidades do Paraná.

Com todo este material, os despachantes podiam, por exemplo, regularizar a documentação de um carro roubado. A polícia acredita que o esquema montado estava tão bem estruturado que servia de referência para despachantes de outras cidades do estado e também de fora do Paraná.

O delegado diz que muitos carros acidentados ou roubados em São Paulo estariam aparecendo na cidade. A transferência seria feita pelos despachantes, que usando os documentos falsificados, deixavam o carro pronto para rodar novamente.

Saiba como os despachantes agiam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]