Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino superior

Cinco faculdades mal avaliadas são do Paraná

Setenta instituições de ensino superior que tiveram desempenho insatisfatório na última avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgada na semana passada, vão passar por um processo de supervisão que inclui congelamento de vagas e perda da autonomia para criar novos cursos. Elas tiraram notas 1 e 2 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010. O indicador, divulgado na semana passada, mede a qualidade do ensino oferecido por uma instituição em uma escala que vai de 1 a 5.

O processo de supervisão vai ser aplicado a uma universidade, sete centros universitários, duas instituições de ensino a distância e 60 faculdades, cinco delas do Paraná (Faculdade Unilagos; Fun­­dação de Ensino Superior de Clevelândia; Faculdade de Tecnologia Iapec; Faculdade de Tecnologia de Curitiba; e Faculdade de Ciências, Letras e Educação do Noroeste do Paraná). A relação das instituições e as medidas que serão adotadas foram publicadas ontem no Diário Oficial da União.

No caso de centros universitários e das universidades, as instituições que serão penalizadas tiraram em 2010, pela segunda vez no ciclo avaliativo, conceito 1 ou 2 (os outros anos do ciclo foram 2008 e 2009). Elas perderão sua autonomia e, com isso, ficarão impedidas de abrir novas vagas ou cursos. Entre as universidades e os centros universitários listados pelo MEC, nenhum é do Paraná.

As sanções também atingem 60 faculdades que obtiveram IGC em 2010 abaixo de 1,45 e já tinham apresentado desempenho ruim em 2008 e 2009. Essas faculdades terão restrições para receber novos alunos a partir de 2012 – o número de estudantes ingressantes não poderá ser superior ao total de vagas ocupadas em 2011.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.