A sexta edição do Dia Nacional do Fusca reuniu ontem cerca de 5 mil pessoas no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no câmpus Prado Velho, em Curitiba. Promovido pelo grupo RustedLive, o evento contou com a participação de mil expositores acompanhados dos famosos VWs antigos.
O encontro reuniu proprietários e admiradores dos veículos de todo o país para celebrar o 20 de janeiro, data instituída pela Volkswagen como o Dia do Fusca no Brasil. Segundo a organização, expositores do interior do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até de Pernambuco passaram pelo evento, que já virou referência para colecionadores de todo o país.
O número de veículos superou as expectativas esperava-se pelo menos 800 e bateu a quantidade do ano passado, quando 720 proprietários de Fuscas se reuniram na PUCPR. Tradicionalmente, o encontro é aberto a todo o tipo de veículo VW que tenha sido fabricado sobre a plataforma do Fusca, independente do estilo e motorização.
O acesso dos visitantes ao local foi gratuito. Já o valor arrecadado com as inscrições, que custavam R$ 5, será integralmente repassado para a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Em 2011, foram enviados R$ 3,6 mil para a instituição.
O 6.º Dia Nacional do Fusca contou com patrocínio da Copava, Rally Som e Fuel Rancing Concessionária Kasinski, empresas que também participaram do encontro.