• Carregando...

Quem são

• Abelardo Lupion (DEM) – Empresário rural, no quinto mandato. Está na lista pela 11.ª vez. É considerado bom negociador.

• Gustavo Fruet (PSDB) – Advogado, no terceiro mandato. Está na lista pela quinta vez. É considerado bom articulador.

• Luiz Carlos Hauly (PSDB) – Economista, no quinto mandato. Está na lista pela 14.ª vez. É considerado bom formulador.

• Osmar Serraglio (PMDB) – Advogado, no terceiro mandato. Está na lista pela segunda vez. É considerado bom articulador.

• Ricardo Barros (PP) – Empresário, no quarto mandato. Está na lista pela terceira vez. É considerado bom articulador.

Brasília – Cinco deputados federais paranaenses estão entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A avaliação, divulgada ontem, é feita anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). No ano passado, apenas quatro representantes do estado constavam na lista.

Abelardo Lupion (DEM) e Ricardo Barros (PP) voltaram a estar entre os "cabeças". Seguem na seleção Gustavo Fruet (PSDB), Osmar Serraglio (PMDB) e Luiz Carlos Hauly (PSDB). Quem saiu foi o senador Álvaro Dias (PSDB), licenciado nos últimos quatro meses.

"Os selecionados são aqueles que têm peso no processo decisório da transformação de demandas sociais em políticas públicas", explica o jornalista Alysson Alves, um dos responsáveis pela pesquisa. Os parlamentares são divididos em cinco categorias – debatedores, articuladores, formuladores, negociadores e formadores de opinião. Além da sua habilidade principal, cada congressista pode ser classificado de acordo com qualidades secundárias.

O Diap realiza a análise há 14 anos. Nesse período, apenas seis parlamentares foram citados como "cabeças" em todas as edições. O único paranaense no grupo é Hauly. "A cada ano estão escasseando os que conseguem se manter, um sinal de que é uma avaliação séria", diz o deputado.

Agenda positiva

Para ele, o segredo da influência é conseguir manter uma "agenda positiva". "Sempre procuro tratar temas de interesse nacional, que mexem com a vida das pessoas. Fico em cima da reforma tributária, de temas econômicos gerais, por isso acho que sempre me mantenho."

Fruet, que está pela quinta vez na lista, também comemorou a presença. "Depois da primeira vez que é selecionado, a gente fica com a obrigação de ficar na lista. Serve para dar um passo adiante, não se acomodar", explica.

A avaliação geral revela que os dois partidos com parlamentares mais influentes são governistas – o PT, ao qual é filiado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PMDB, que tem a maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado. O PSDB, segundo maior partido da oposição, está empatado com o PMDB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]