Mais de 360 quilos de peixes foram apreendidos, por volta da meia-noite desta segunda-feira (1º), em Diamante do Norte, na região Noroeste do Paraná. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, cinco pessoas foram presas e três embarcações motorizadas e diversas tarrafas foram apreendidas.
O tenente da Polícia Ambiental Alcimar Crecêncio explicou que a pesca dos peixes foi ilegal, pois a prática está proibida a menos de 1,5 mil metros da barragem da Usina Hidrelétrica de Rosana, no Rio Paranapanema. Os cinco pescadores presos foram encaminhados à sede da Polícia Federal (PF), em Maringá.
O crime permite o pagamento de fiança, mas o valor não havia sido definido até o início da manhã desta segunda-feira (1º) pela PF. Mesmo assim, o tenente Crecêncio disse que cada pescador deverá pagar uma multa entre R$ 700 a R$ 100 mil ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pela área de preservação.
De acordo com a Polícia Ambiental, as prisões e apreensões da região da Usina Hidrelétrica de Rosana ocorreram após diversas denúncias de moradores. "Acreditamos que essa era uma prática regular e que os pescadores vendiam, por meio de intermediários, o pescado como uma carga legal para peixarias de toda a região", comentou Crecêncio.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora