Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TEMPO

Cinzas do vulcão Calbuco podem chegar ao Paraná, afirma Simepar

As cinzas do vulcão chileno Calbuco, que ficou inativo durante 43 anos e entrou em erupção na última quarta-feira (22), podem chegar ao Paraná. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, as cinzas avançaram sobre Santa Catarina neste sábado (25) e agora se deslocam em direção ao oceano.

O meteorologista do Simepar Fernando Mendes afirma que existe possibilidade das cinzas chegarem ao Paraná, mas somente se o vulcão continuar em atividade e se houver deslocamento de vento favorável de lá para cá, o que não ocorre até o início da tarde deste sábado.

Mendes garante que não há motivo para preocupação no Paraná: se chegarem, as cinzas não devem atrapalhar o espaço aéreo do estado, já que estão a uma altitude alta, de até 10 mil metros. “Da maneira que chegarem, devido a grande dispersão, podem até ser confundidas com tempo nublado”, explica. Somente por meio de visualização técnica ou de análise de concentração por parcela de ar será possível identificar as cinzas.

Resto do país

Nenhum aeroporto brasileiro registrou prejuízo à visibilidade em função do fenômeno. No Salgado Filho, em Porto Alegre, um voo da American Airlines foi cancelado e, segundo um passageiro, o motivo foram as cinzas do vulcão. Mas a empresa não foi localizada para confirmar.

No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, dos 39 voos previstos até as 12 horas deste sábado, apenas um atrasou e dois foram cancelados. Em Buenos Aires, aeronaves da American Airlines não decolaram por precaução por causa da nuvem. Outras empresas norte-americanas também cancelaram ou desviaram viagens com destino à capital argentina.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.