Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Ciranda

Dos três nomes cotados para suceder Márcio Thomaz Bastos – que mantém firme a decisão de encerrar seu período no Ministério da Justiça ao fim de dezembro –, o mais empenhado em conseguir a vaga é Tarso Genro. Tem chance de levar. Seu nome, porém, fala menos ao coração de Lula que os de Nelson Jobim e Sepúlveda Pertence. Ocorre que Jobim disse ao presidente e a aliados no PMDB que não quer essa pasta – já ocupada por ele no governo Fernando Henrique –, embora esteja aberto a outras. Quem ouviu acredita que Jobim foi sincero, ainda que possa mudar de idéia diante de um eventual apelo. Sepúlveda, outro ex-presidente do Supremo e quase vice de Lula nas chapas de 1998 e 2002, continua no páreo.

***

No banco – O atual líder do governo no Congresso, Fernando Bezerra (PTB-RN), está a caminho do PMDB e passou a integrar a lista dos cotados para assumir postos destinados ao partido no governo. Egotrip – De um petista próximo a Aloízio Mercadante (PT-SP) sobre o discurso de reaparição do senador após o escândalo do dossiê: "A gente o aconselha a submergir, ele sabe que tem de submergir, mas não consegue". Descolados 1 – Capitaneado por José Eduardo Cardozo (SP), Paulo Pimenta (RS) e Carlito Merss (SC), um grupo de deputados petistas prepara manifesto pedindo "revisão de métodos" na sigla, relação "não utilitária com a máquina pública" e "separação clara entre partido e governo" no segundo mandato de Lula. Descolados 2 – Os deputados pretendem engrossar o movimento, ainda em gestação, com colegas que não integram a máquina petista, numa tentativa de fortalecer as bancadas da Câmara e do Senado em detrimento das correntes internas, que funcionam com estruturas autônomas dentro do partido. Pauta – A entrevista coletiva prometida por Lula para logo depois de sua reeleição pode ter como tema central o pacote de ações destinadas a destravar os projetos na área de infra-estrutura. A idéia foi levada ao presidente pelo porta-voz André Singer. Grude – Depois de posar para fotos no Planalto esta semana, o governador reeleito Blairo Maggi (PPS) prepara festa para receber Lula no Mato Grosso no próximo dia 21. O presidente vai a Barra do Bugres, interior do estado, a fim de inaugurar a primeira grande fábrica de biodiesel do país.

Feudo 1 – A pauta oficial é a criação de um salário mínimo estadual, mas a Força Sindical usará sua reunião com José Serra, na semana que vem, para sugerir Tadeu de Souza, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da capital, para a Secretaria do Trabalho do novo governo tucano em SP. Feudo 2 – A Força conseguiu abocanhar a pasta municipal do Trabalho quando Serra assumiu a prefeitura. No estado, porém, a central terá de medir forças com o PTB do deputado estadual Campos Machado, aliado que tem hoje o controle da secretaria. Sofá da sala – Diante da inédita "rebelião" dos deputados na Assembléia paulista por falta de liberação de verbas, a base governista ressuscitou a conversa de acabar com as emendas individuais.

Maç㠖 Do deputado federal Vicente Cascione (PTB-SP), que não se reelegeu, sobre a especulação da hora: "Se o Serra criar mesmo uma nova legenda, gostaria de estar nela. Deve ser bom fazer parte de um partido que nasce sem o pecado original". Revide – Sem eleger aliados para a Câmara e para a Assembléia do Ceará, Tasso Jereissati conseguiu que Raimundo Viana, presidente regional do PSDB, anunciasse sua renúncia. O presidente nacional dos tucanos fala em "refundar" a sigla no estado.

TIROTEIO

* Do vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), sobre a perspectiva de o PDT deixar a oposição e integrar a base de apoio a Lula.

– Com o caudilho Brizola no cemitério, está aberto o caminho para o Sapo Barbudo se transformar em príncipe do PDT.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.