A cidade de Belém (PA) está concluindo os preparativos para a festa religiosa do Círio de Nazaré, que acontece no próximo domingo (11) e deve reunir cerca de dois milhões de pessoas. Segundo o governo do estado, a estimativa é que sejam injetados R$ 650 milhões na economia local.
O Círio, em devoção Nossa Senhora de Nazaré, é a segunda data comemorativa mais importante em vendas no Pará, perdendo apenas para o Natal. Os custos com o evento, conforme os organizadores, deve ficar em torno de R$ 2 milhões. O valor é 16,03% maior em relação ao que foi investido em 2008.
Nos últimos seis anos, o número de turistas que participam da festa aumentou pelo menos 10%, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Em 2004, a Agência Estadual de Turismo do Pará (Paratur) registrou a chegada de mais de 60,3 mil turistas para participar do Círio, sendo cerca de 4,4 mil estrangeiros. Dois anos depois, o evento reuniu aproximadamente 63,2 mil visitantes e, para este ano, a expectativa é receber mais de 66,2 mil turistas.
O major Carlos Reis, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, antecipou Agência Brasil que o esquema de segurança adotado para esta edição do Círio de Nazaré deve ser o mesmo do ano passado. Em 2008 foi montada uma sala de monitoramento e apesar da grande concentração de pessoas o registro de incidentes foi considerado pequeno.
Motos, carros e lanchas são utilizados no trabalho de segurança. Tudo é feito em conjunto com as polícias Civil, Militar e com a Defesa Civil, sob coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Apesar do grande volume de pessoas, conseguimos que evento transcorreu dentro da normalidade e com segurança. E é isso que queremos repetir este ano, afirmou o major.
O Círio de Nazaré acontece tradicionalmente no segundo domingo de outubro, partindo da Catedral da Belém com destino a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da santa fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.
O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em mais de nove horas. Durante a festa, uma réplica da santa percorre Belém e a Região Metropolitana em um total de onze romarias.
No próximo sábado (10) será realizada a romaria fluvial. Nessa ocasião, a imagem da santa será transportada de barco, entre Icoaraci e Belém - pela Baía do Guajará. O percurso pode levar até 5 horas para ser concluído.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião