Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Programação

Civismo e religiosidade marcam feriadão em Curitiba

O curitibano que resolver ficar em Curitiba poderá assistir a dois grandes eventos no feriadão de Sete de Setembro. O principal evento é o desfile cívico-militar realizado na Avenida Cândido de Abreu, no Dia da Independência. O desfile é dividido em duas partes: a partir das 9 horas, quem passa pela avenida são os estudantes das redes municipal e estadual de ensino e entidades filantrópicas.

As novidades deste ano são os atletas que estão em Curitiba para a Olimpíada do Trabalhador e as crianças participantes do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera).

Às 10 horas, as tropas do Exército, da Aeronáutica e das polícias Civil e Militar desfilam. No ano passado, cerca de 3,5 mil militares participaram da solenidade. O encerramento do evento ocorre em um palco montado próximo ao Palácio Iguaçu, onde o Grupo Herança, de música gauchesca, apresenta-se ao meio-dia. Até as 19 horas, o projeto Paraná em Ação continua oferecendo diversos serviços à população, também na frente do palácio.

As arquibancadas para a população assistir ao desfile estarão abertas a partir das 7 horas, mesmo horário em que o trânsito nos arredores da Avenida Cândido de Abreu estará interditado. O governo estadual recomenda aos motoristas para não circularem de carro na região até algumas horas depois do desfile, já que haverá muitos veículos do Exército no local.

Padroeira

Para os curitibanos, o feriado continua na quinta-feira, dia de Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade. A arquidiocese da capital programou todo um dia de eventos para os devotos na Catedral Basílica, começando às 8h30 com uma missa. Às 10h30, o arcebispo metropolitano, dom Moacyr Vitti, celebra missa solene. À tarde, entre 14 e 17 horas, haverá louvores à Virgem, e às 18 horas começa a missa festiva, com procissão luminosa pelas ruas do centro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.