A leoa branca Clara, uma das principais atrações do parque Beto Carrero, em Santa Catarina, passou por uma cirurgia no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O procedimento ocorreu na sexta-feira (12) e teve que ser feito porque o animal fraturou a tíbia.
De acordo com o médico veterinário Fernando Ibanez, que coordenou o procedimento, a cirurgia transcorreu normalmente e a leoa já voltou para o parque. “Foi bem tranquila, a gente planejou e tudo o que planejamos foi executado e o resultado foi bem satisfatório”, diz Ibanez. O veterinário afirma que Clara deve ficar em recuperação de seis a oito semanas, no próprio Beto Carrero.
Na última semana, os veterinários responsáveis por Clara no parque catarinense perceberam que ela estava com dificuldades para se locomover. Na quinta feira (11), a leoa foi transportada para o Hospital Veterinário da UFPR, que possuiu um convênio com o parque.
Clara é a primeira leoa branca nascida no Brasil e foi rejeitada pela mãe ao nascer. No dia 19 de janeiro, ela completou um ano de vida.