Um grupo de clientes lesados pelo encerramento das atividades da agência de turismo Interlaken pretende se reunir em frente à sede da empresa, no Ahú, na manhã desta segunda-feira (28), para cobrar satisfações. No dia 26 a agência informou que faliu e que não conseguiria arcar com os compromissos assumidos. As pessoas que se sentiram prejudicadas se reuniram em grupos no Facebook e no Whatsapp e já estimam em mais de 300 o número de clientes lesados. A quantidade pode ser bem maior, com pessoas que estão viajando para as festas de final de ano e ainda não ficaram sabendo da situação da agência.
Entre as pessoas que pagaram e não tiveram confirmação de que receberão o serviço há todo o tipo de casos: lua-de-mel comprometida, viagem para a Disney sonhada pela família inteira há muitos anos, padrinhos que podem não chegar para o casamento... Alguns clientes contam que apenas parte do combinado não foi cumprido – ou falta a passagem aérea ou a hospedagem, por exemplo. Mas em várias situações a viagem toda está prejudicada, sem nenhum serviço pago.
Lua-de-mel, padrinho de casamento, o sonho da Disney... Veja histórias de clientes lesados pela Interlaken
A notícia de que a operadora foi à falência transformou em frustração a expectativa de uma viagem inesquecível
Leia a matéria completaO engenheiro civil Maurer Dória, cliente da Interlaken há dez anos, deveria ir para Miami com a esposa, o filho e a sogra no início de fevereiro, mas descobriu que as passagens compradas na agência no final de outubro não foram pagas à companhia área. Além disso, segundo ele, o valor de aproximadamente R$ 9 mil foi cobrado duas vezes. “Eu vi isso no extrato do cartão de crédito, que acompanho diariamente, e liguei para a Marselle. Ela falou que tinha sido um erro e que estornaria, que eu teria que aguardar um prazo de 20 dias para o valor ser debitado na minha conta. Como isso não aconteceu, entrei em contato novamente, mas ninguém me atendeu ou deu retorno”, conta.
O caso é semelhante ao da empresária Adriana Baraldi Ahrens, que contratou os serviços da agência para reservar passagens, aluguel de carro e hotéis para uma viagem para duas pessoas para Canadá e Estados Unidos. As compras foram feitas em etapas entre outubro e dezembro, e o valor dos hotéis teria sido creditado duas vezes, sem o devido reembolso. Adriana contatou a operadora de cartão de crédito para tentar cancelar o restante das parcelas de sua compra, mas terá que esperar para ver como vai reaver o valor já pago à agência, além de arriscar perder o valor pago ao site Booking.com, no qual fez uma reserva sem direito a reembolso.
Segundo a advogada Mariana Bogus, também cliente da agência, o prejuízo levantado entre os clientes da Interlaken já ultrapassa R$ 500 mil e as respostas recebidas pelo e-mail deixado na página de Facebook da agência têm sido padrão.
O advogado da Interlaken, Rafael Nunes, não quis comentar o caso e afirmou que um comunicado oficial deve ser feito nos próximos dias. O diretor comercial da empresa, Augusto Benzi, também alegou não ter autorização para falar, mas garantiu que todos os clientes serão atendidos.
A operadora de turismo Interlaken, que tem três agências em Curitiba (duas delas em shoppings da capital), anunciou na manhã de sábado (26), pelo Facebook, o encerramento das suas atividades. “Após 30 anos de serviços prestados ao segmento de turismo, infelizmente encerramos as nossas atividades em função da crise econômica. Lamentamos muito o ocorrido e faremos o possível para sanar individualmente os danos causados a cada um dos clientes” dizia o comunicado publicado na rede social.
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