Há pelo menos um mês e faltando quase outro para o dia 25 o Natal já transborda na capital. A decoração dos shoppings, casas e prédios, o colorido das vitrines e o brilho nos olhos das crianças denunciam a aproximação da maior festa do Ocidente. Papai Noel, velho de guerra, já voou de helicóptero (no shopping Cidade), desfilou de Cadillac (no Crystal) e recebeu a chave da cidade numa pomposa festa beneficente no Castelo do Batel.
Orgulho dos curitibanos há 15 anos, o Natal do HSBC também já está emocionando a eclética platéia da Rua XV desde ontem, com seus 160 cantores-mirins nas janelas do Palácio Avenida e a presença do ator Marcos Frota.
Até a Noite Feliz, há opções para todos os gostos: de atrações grandiosas patrocinadas pela iniciativa privada (como o Natal do HSBC) e pelo poder público (caso do Concerto de Natal do Parque Barigüi), a tradições cultivadas com carinho por pessoas comuns como o presépio montado por Dona Deuzita em sua chácara no Pinheirinho, ou a já famosa decoração da casa de Dona Zélia no Jardim Social. Já quem preferir um Natal mais sofisticado, pode escolher uma das apresentações do ballet Quebra Nozes, no Teatro Guaíra.
O espírito de Natal será lembrado ainda em recitais, concertos e espetáculos teatrais, e o Bom Velhinho também será recebido nas praças e parques decorados para a festa. No Bosque do Papa, as diversas colônias de imigrantes de Curitiba vão mostrar a maior festa da cristandade segundo as suas tradições.
Para os que desejam preservar o valor espiritual da data, há as inúmeras celebrações religiosas, a 24.ª Festa de Santa Rita no Barigüi, o 8.º Concerto Natalino de Órgão na Igreja do Bom Jesus, o Auto da Compadecida Edição de Natal, no Teatro da Fesp, ou o Nataleluia, na Primeira Igreja Batista de Curitiba.
Jesus superstar
O Nataleluia, superprodução organizada pela Primeira Igreja Batista (PIB) de Curitiba desde 1994, estréia no dia 16, às 20h30, no suntuoso templo da PIB no Batel. Sob o tema "Uma Noite de Milagres", o show terá orquestra, coral com 200 vozes, apresentações de música, teatro, dança e projeção multimídia. A entrada é gratuita, mas a igreja mantém um posto de arrecadação para quem quiser doar 2 quilos de alimentos para a Associação Batista de Ação Social de Curitiba (Abasc).
A organização espera um público de 20 mil pessoas nas cinco apresentações e cerca de 40 toneladas de alimentos para a entidade, que abriga projetos como creche, albergues e outras atividades de apoio a pessoas carentes.
O evento prima pela grandiosidade e ousadia: ao invés das previsíveis cantatas natalinas, música pop cristã, show de luzes, cenários requintados e efeitos especiais da mais alta tecnologia. "A nossa expectativa é de uma noite impactante", resume o maestro-pastor Paulo Davi e Silva, coordenador do show. "Cremos de fato que basta uma noite para mudar a história. Não precisamos perder o sentido do Natal, mas fazer dele parte da nossa história todos os dias."
Serviço: A programação oficial do Natal em Curitiba está no site www.viaje.curitiba.pr.gov.br, no ícone do Natal Encantado 2006.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora