• Carregando...

Em 1970, um grupo de oito curitibanos tinha de recorrer aos restaurantes quando suas esposas viajavam para a praia com os filhos, durante o verão. Na época, os pratos não eram tão sofisticados e, para resolver a falta de variedade nos cardápios, eles criaram um clube especial. Os amigos se revezavam na cozinha e preparavam pratos diferentes e saborosos.

O que no início parecia apenas uma brincadeira acabou virando um registro cultural da Sociedade Thalia. "Muitos foram os que passaram pelo clube. Todos com muita vontade de inovar e com um paladar muito aguçado", conta o promotor Ary Cinielo, integrante há 31 anos.

As reuniões se tornaram frequentes e hoje o grupo é formado por sete homens (embora o nome original tenha sido mantido) das mais variadas profissões. Eles se encontram todas as segundas-feiras para saborear pratos inovadores. "Cada encontro tem um mestre-cuca e os outros apenas apreciam o jantar e dão as notas", explica o corretor Wilson de Lima, um dos fundadores do Clube. Ele conta que nenhum dos participantes possui cursos de culinária. "Aprendemos muito com a prática. E com nossas mulheres também", admite. Porém, nenhuma mulher é convidada para os jantares. São apenas homens. Inclusive os convidados. "É uma espécie de clube do bolinha, no qual o cuca do dia se responsabiliza por tudo, inclusive pelos gastos", revela o professor Rubens Marchand.

Mas hoje todos se reúnem para preparar um jantar especial em comemoração aos 35 anos do grupo. "Mantemos nossa fidelidade à cozinha experimental", afirma o corretor Luiz Mansur.

* Serviço: O jantar em comemoração aos 35 anos do Clube dos Oito será servido hoje, às 20h30, na Sociedade Thalia, em Curitiba. Convites no local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]