Campanha da Fraternidade de 2009 quer mobilizar sociedade sobre os problemas da Segurança Pública
Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira (25) na Cúria Metropolitana de Curitiba, a Arquidiocese de Curitiba anunciou a lista de medidas que serão adotadas na Campanha da Fraternidade de 2009, que será aberta oficialmente em um culto ecumênico na Catedral Basílica às 19h30 de quinta-feira (26). O tema da campanha, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é a Segurança Pública, com o lema "A paz é fruto da Justiça".
A campanha pretende debater a Segurança Pública e a construção de uma cultura de paz baseando-se nos ensinamentos cristãos. Deverão ser desenvolvidos projetos de capacitação de lideranças e agentes comunitários em ações contra as drogas. A campanha pretende também criar uma Comissão Paranaense de Justiça e Paz para articular entidades em prol da cidadania.
Serão propostas iniciativas como a expansão da Pastoral Carcerária para todas as unidades prisionais, ouvidorias independentes nas polícias, oportunidades de trabalho para os ex-detentos, e acompanhamento da situação dos presídios por parte da comunidade e do Ministério Público. A CNBB também pretende que a Segurança Pública seja parte do processo pedagógico e envolva as famílias dos estudantes e que campanhas educacionais sobre os principais problemas que geram insegurança sejam feitas em parceria com o governo e sociedade civil.
O tema da Campanha da Fraternidade foi escolhido por conta de várias assinaturas em abaixo-assinados enviados à CNBB por causa da violência urbana, doméstica e infantil. O texto-base da campanha Fraternidade e Segurança Pública, apresentado em janeiro, afirma que a o Brasil vive uma sensação de insegurança por causa do aumento do número de homicídios dolosos, do tráfico de drogas e de outros crimes, e ainda pela situação sub-humana em que estão os presos na maioria das cadeias públicas e penitenciárias no país.
Nos últimos anos, os temas da Campanha da Fraternidade foram voltados à vida, à dignidade humana, ao meio ambiente e ao combate às drogas, entre outros.
Pastorais da Juventude lançarão campanha relacionada
Na mesma cerimônia, as Pastorais da Juventude do Brasil (PJB), vinculadas à CNBB, lançarão a "Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens", ligada ao tema da Campanha da Fraternidade. A PJB pretende mostrar indignação diante do alto índice de morte de jovens, em especial negros moradores de favelas e periferias urbanas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora