Mais da metade das rodovias do Paraná analisadas foi reprovada na pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta quarta-feira (24). Dos 5.643 quilômetros de extensão de estradas averiguados durante 37 dias - entre 25 de junho e 31 de julho deste ano , 52,2% - o que representa 2.941 quilômetros encontram-se em estado inadequado de conservação.
De acordo com a pesquisa, 6,4% estão em estado avaliado como péssimo; 16,5% como ruim; e 29,3% se enquadram como regulares. A pesquisa ainda constatou cinco pontos de erosão na pista e três locais com buracos considerados grandes. Os pesquisadores da CNT avaliaram 2.969 quilômetros de trechos públicos de rodovia e 2.674 de trechos administrados por concessionárias.
Em relação ao estado das pistas sob responsabilidade de concessionárias apenas 21,7% foram reprovadas pela avaliação da CNT. Já quase 80% das rodovias sob gestão pública apresentaram condições ruins, péssimas ou regulares.
Já em 2011 o desempenho do Paraná foi completamente o oposto do que foi apresentado na pesquisa deste ano. De acordo com o levantamento da CNT do ano passado, 21,4% das rodovias do Paraná foram avaliadas como ótimas e 40,5% consideradas boas.
No Brasil
Neste ano foram avaliados em todo o Brasil 95.707 quilômetros durante 37 dias, entre 25 de junho e 31 de julho. Os pesquisadores avaliaram aspectos do pavimento, da sinalização e da geometria da via, o que permite a classificação qualitativa dos trechos. Desse total, 60.053 quilômetros (62,7%) apresentam algum tipo de deficiência. Em relação ao pavimento e à sinalização, 43.981 km (45,9%) e 63.410 km (66,2%), respectivamente, apresentam problemas.
Na comparação com os resultados do ano passado, aumentou o porcentual geral de rodovias com algum tipo de deficiência. Em 2011, o índice foi de 57,4%. Também foi constatado um aumento nos problemas de sinalização, presentes em 66,2% dos trechos avaliados em 2012, enquanto em 2011 o índice foi de 56,9%.
Na avaliação do presidente da CNT, senador Clésio Andrade, essa é uma questão que precisa ser solucionada com urgência. "A boa sinalização é fundamental para garantir a maior segurança dos motoristas e passageiros que trafegam pelas rodovias do Brasil. É muito importante investir fortemente para melhorar a sinalização e também para solucionar outros problemas constatados no pavimento e na geometria viária", afirma.
Os pesquisadores constataram a ocorrência de 221 pontos críticos, como erosão na pista, queda de barreira, ponte caída ou buraco grande. Em 2011, foram identificados 219. A pesquisa mostrou que houve um aumento de 36% nas erosões da pista, em relação aos dados de 2011.
A ocorrência de faixas centrais desgastadas ou inexistentes aumentou 28,1%, enquanto o aumento das faixas laterais desgastadas ou inexistentes foi de 27,7%. As placas encobertas pelo mato também tiveram aumento de 2,4%.
A pesquisa
A pesquisa da CNT avalia aspectos do pavimento, sinalização e geometria da via de 100% da malha federal pavimentada e das principais rodovias estaduais pavimentadas. Também estão incluídas na pesquisa as rodovias sob concessão.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora