Uma cobradora de ônibus de Curitiba acabou afastada do emprego nesta quinta-feira (9) depois de protagonizar um bate-boca com alguns passageiros do veículo em que ela trabalhava. O caso foi registrado por um dos usuários do transporte coletivo na última segunda-feira (6), na linha Fazendinha. O vídeo foi disponibilizado na internet.
As imagens mostram uma passageira dizendo que os cobradores precisam estar preparados para acalmar as pessoas, quando a cobradora responde: "você não sabe brincar? Em plena segunda-feira vocês já estão estressadas". Em seguida, um homem começa a argumentar com a funcionária do transporte coletivo dizendo que tem trabalho e tem um curso para fazer. Neste momento a cobradora diz: "parabéns para você... e está andando de ônibus, pobre. Odeio mexer com pobre. Paga R$ 2,85 e acha que pode mandar no ônibus".
Nenhum dos órgãos contatados pela reportagem soube esclarecer o que motivou o início da discussão. Informações postadas junto com o vídeo na internet apontam que o motorista supostamente demorou para estacionar, o que teria irritado os passageiros. A cobradora então passou a defender o colega e iniciou a discussão. Essas informações, no entanto, não foram confirmadas pelos órgãos responsáveis pelo transporte coletivo.
A Urbs, responsável pelo transporte público da capital paranaense, informou que contatou a empresa assim que soube do incidente e solicitou que a cobradora fosse afastada do cargo. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, foram solicitadas informações sobre o caso à empresa, que deve fazer uma apuração detalhada.
A empresa Araucária, responsável pela funcionária que protagonizou o episódio, disse que cumpriu a determinação da Urbs ainda na manhã de quinta-feira (9). Ela foi chamada a prestar esclarecimentos sobre o caso e, enquanto não forem detalhadas as circunstâncias do acontecimento, segundo informou a empresa, não haverá novos posicionamentos sobre o fato.
O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) informou, via assessoria, que também convidou a cobradora a prestar esclarecimentos na sede da instituição. A entidade esclareceu que a funcionária não é filiada ao sindicato e que não é obrigada a comparecer.
O Sindimoc informou ainda que não há um procedimento padrão para treinamento dos funcionários, e que cada empresa é responsável pelas contratações de motoristas e cobradores. No entanto, conforme a entidade, todas as empresas realizam treinamentos para preparar seus funcionários para as atividades do transporte coletivo da capital.
Denúncias
A Urbs reforçou que os passageiros que se sentirem mal atendidos no transporte coletivo devem sempre registrar as reclamações pelo telefone 156. A assessoria do órgão relatou que todas as reclamações são analisadas e ajudam a promover melhorias no transporte público da capital.
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