Uma cobra apareceu na manhã desta sexta-feira dentro do Posto de Saúde de Borda do Campo, no município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. É a segunda vez que uma cobra apareceu dentro do Posto em menos de três dias.
O animal estava atrás de uma porta que dá acesso aos banheiros e a outras quatro salas - entre elas a de curativo e a de coleta de sangue. Uma moradora que aguardava para ser atendida foi quem matou a cobra usando um rodo. "O posto (de saúde) tinha acabado de abrir, tinha pouca gente. Conseguimos atrair ela para fora do buraco e daí bati nela", relata Aurides Gonçalves de Oliveira.
A enfermeira responsável pelo Posto de Saúde, Valdeci Palma, contou ainda que esta não é a primeira vez que aparece uma cobra. "Na quarta-feira (31) já tinha aparecido uma igualzinha. É a segunda vez em menos de uma semana", disse. "E eu morro de medo", completou. Na quarta-feira os funcionários do Posto de Saúde chamaram a Secretaria de Saúde municipal, que capturou o animal e a identificou como sendo da espécie jararaca.
"Eles disseram que era um filhote da espécie jararaca", disse Valdeci. "Deve ter uma criação aqui, porque as duas eram iguais e eram bem pequenas", completou. O secretário de Saúde do município, Eguiberto José Damasceno do Nascimento, confirmou o aparecimento da jararaca na quarta-feira e informou que a orientação é para chamar a secretaria para que o animal possa ser recapturado e solto no seu habitat natural.
"O que a secretaria pode fazer? Aqui (Borda do Campo) é uma região serrana com matas por todos os lados. Toda a região está sujeita à visitação de cobras e lagartos", contou. "A cobra é um filhote que acaba passando pelo vão da porta", completou. O secretário informou que como a cobra, que apareceu nesta manhã, foi morta e jogada fora, não é possível saber se é da espécie jararaca.