A espécie
As jararacas são as serpentes responsáveis por cerca de 90% dos acidentes ofídicos registrados no Brasil. Também conhecidas como "jararacuçu", "urutu", "jararaca do rabo branco", "cotiara", "caiacaca", "sururucurana", "patrona", "jararaca-pintada", "preguiçosa" e outros. Características: Coloração variada com padrão de comprimento. Possui fosseta loreal (orifício localizado entre o olho e a narina). A cauda é lisa e afiada. Habitat: É encontrada principalmente nas zonas rurais e periferias de grandes cidades, em lugares úmidos e que haja roedores (paióis, celeiros, depósitos de lenha, etc)Distribuição geográfica: Encontrada em todo território brasileiro.Sintomas após a picada: Dor, inchaço e manchas arroxeadas na região da picada. Pode haver sangramento no local, e em outras partes do corpo, como nas gengivas, ferimentos recentes e urina. Possível haver complicações, como infecção e morte do tecido (necrose) no local picado. Nos casos mais graves, os rins param de funcionar.Tipo de soro: Antibotrópico ou antibotrópico-laquético. Fonte: Site Butantan - São Paulo. (www.butantan.gov.br)
Uma cobra apareceu na manhã desta sexta-feira dentro do Posto de Saúde de Borda do Campo, no município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. É a segunda vez que uma cobra apareceu dentro do Posto em menos de três dias.
O animal estava atrás de uma porta que dá acesso aos banheiros e a outras quatro salas - entre elas a de curativo e a de coleta de sangue. Uma moradora que aguardava para ser atendida foi quem matou a cobra usando um rodo. "O posto (de saúde) tinha acabado de abrir, tinha pouca gente. Conseguimos atrair ela para fora do buraco e daí bati nela", relata Aurides Gonçalves de Oliveira.
A enfermeira responsável pelo Posto de Saúde, Valdeci Palma, contou ainda que esta não é a primeira vez que aparece uma cobra. "Na quarta-feira (31) já tinha aparecido uma igualzinha. É a segunda vez em menos de uma semana", disse. "E eu morro de medo", completou. Na quarta-feira os funcionários do Posto de Saúde chamaram a Secretaria de Saúde municipal, que capturou o animal e a identificou como sendo da espécie jararaca.
"Eles disseram que era um filhote da espécie jararaca", disse Valdeci. "Deve ter uma criação aqui, porque as duas eram iguais e eram bem pequenas", completou. O secretário de Saúde do município, Eguiberto José Damasceno do Nascimento, confirmou o aparecimento da jararaca na quarta-feira e informou que a orientação é para chamar a secretaria para que o animal possa ser recapturado e solto no seu habitat natural.
"O que a secretaria pode fazer? Aqui (Borda do Campo) é uma região serrana com matas por todos os lados. Toda a região está sujeita à visitação de cobras e lagartos", contou. "A cobra é um filhote que acaba passando pelo vão da porta", completou. O secretário informou que como a cobra, que apareceu nesta manhã, foi morta e jogada fora, não é possível saber se é da espécie jararaca.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora