A Polícia Federal (PF) em Minas Gerais e a polícia norte-americana prenderam nesta quarta-feira (4), na região de Governador Valadares e nos Estados Unidos, sete pessoas acusadas de tráfico internacional de armas. Com eles a PF apreendeu 22 fuzis que chegaram ao Brasil escondidos dentro de colchões de brasileiros que retornaram de mudança para o Brasil.
A PF continua as investigações sobre essa quadrilha, mas já sabe que a maioria dessas armas eram vendidas a traficantes em Minas, São Paulo e principalmente no Rio de Janeiro. Segundo a corporação, o traficante Nem da Rocinha, que está preso, era cliente da quadrilha.
As armas vinham dos Estados Unidos em contêineres contendo os objetos de famílias brasileiras que viveram no país norte-americano e retornavam ao Brasil. Os fuzis eram, então, escondidos dentro dos colchões e despachados com o restante da mudança até o porto de Santos (SP).
As armas apreendidas eram 21 fuzis de fabricação russa, de alto poder de fogo, e ainda um de fabricação norte-americana. Foram apreendidos ainda cerca de 400 projéteis.
O delegado Marinho Rezende disse que são armas que podem ser compradas nos Estados Unidos, devido a facilidade de comercialização de armamentos naquele país. Os traficantes se aproveitavam disso para trazer armas para o Brasil.
As investigações da PF vão continuar até que a polícia possa saber quanto tempo essa quadrilha agia e a quantidade de armas e munição traficados para o Brasil. A PF admite, contudo, que o número de armas traficadas pelo grupo pode ter sido muito grande.
Dos sete presos, dois estão nos Estados Unidos e cinco na região de Governador Valadares, historicamente um local de onde sempre brasileiros migraram para o país norte-americano. Com a melhoria da situação econômica no Brasil e o baixo crescimento da economia americana, muitos brasileiros começaram a voltar nos últimos cinco anos.Os presos foram indiciados pelos crimes de tráfico internacional de arma de fogo e formação de quadrilha. As penas podem chegar a 15 anos de prisão.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora