Procurado pela reportagem, o Colégio Bom Jesus respondeu às críticas de que ainda estaria obstruindo o trânsito na Avenida Visconde de Guarapuava. O gerente da unidade Centro, Antônio Carlos Nunes Júnior, diz que a instituição está sensível ao problema e tomando providências. "A partir do dia 20, vamos desativar a Operação Escola na Visconde no período da tarde. Os alunos já estão recebendo um comunicado para os pais", informa. "E em 2007 ela vai ser cancelada na Visconde de Guarapuava, passando para a 24 de Maio. Mas essa mudança ainda está sendo objeto de estudos da Urbs e da Diretran para avaliar os efeitos na 24 de Maio."
A Operação Escola é uma medida implantada pela Diretran para organizar o trânsito na entrada e saída dos alunos de escolas localizadas em ruas movimentadas. Ela dura 45 minutos, período em que funcionários demarcam um trecho de 50 metros com cones e coordenam o embarque e desembarque dos estudantes. "Pelos nossos cálculos, 295 veículos passam pela Operação Escola à tarde", afirma Nunes. "Mas cada carro demora em média 15 segundos para deixar ou pegar o aluno."
Embora não admita que o colégio seja o maior causador do gargalo no tráfego da avenida o estacionamento na quadra da escola já era proibido antes , Nunes diz que a Operação Escola será removida para que a instituição se adapte às mudanças na via. "Como na Operação Escola os motoristas param seus carros na rua, achamos por bem acatar a determinação da Urbs. O Bom Jesus também faz parte dessa família da Visconde", resume. (LP)