O plano de coleta de lixo domiciliar de Curitiba sofrerá mudanças a partir do dia 5 de fevereiro. As alterações realizadas pela Prefeitura de Curitiba e a Cavo Serviços e Meio Ambiente S.A, empresa responsável pela limpeza pública da capital paranaense, pretendem readequar o serviço à realidade atual do município.
Ao todo, 268 mil pessoas (15% da população) e 34 bairros serão atingidos pela mudança.
Em alguns bairros onde atualmente a coleta é realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, o caminhão passará às terças, quintas e sábados, e vice-versa. Em outras regiões específicas, os turnos da coleta serão alternados.
De acordo com o plano de coleta atual, Curitiba está dividida em 45 setores diurnos e 35 noturnos. O novo modelo equilibra esse número 43 diurnos e 42 noturnos. Dessa forma, evita-se sobrecarga de veículos e equipes.
Com a mudança, Curitiba passa a ser dividida em 85 setores de coleta de lixo, e não mais em 80. Para isso, dois caminhões foram incluídos na frota e cinco equipes de coleta 20 profissionais foram contratadas.
Nos últimos dez anos, a população cresceu 18% e, conseqüentemente, a produção de lixo aumentou 14%. "A evolução da ocupação da cidade chegou ao ponto de estrangular a coleta de lixo em alguns setores, por isso são necessários ajustes para que não se perca a qualidade do serviço", explica o superintendente de controle ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mário Sérgio Rasera.
De acordo com a prefeitura e a Cavo, a conseqüência das mudanças deve ser a melhoria do atendimento ao cidadão, já que os horários da coleta ganharão mais regularidade. "Vamos manter a qualidade do serviço prestado, equalizando o serviço de coleta", afirma o supervisor de operações da Cavo, Luiz César dos Santos.Esta é a primeira vez em 11 anos que o plano de coleta da cidade sofre alteração. "Assim como a cidade é dinâmica, a prestação de serviços também deve ser", completa o supervisor operacional da Cavo, Ricardo Cortes de Souza.
Campanha
Para informar a população sobre as alterações na coleta de lixo, uma campanha de divulgação será realizada pela prefeitura de Curitiba e a Cavo. Entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, os moradores dos bairros onde ocorrerão as mudanças vão receber um comunicado oficial e um ímã de geladeira com informações sobre os dias de coleta. Além disso, haverá anúncios nos jornais de bairros e na grande mídia. A população também pode consultar o site da Cavo (www.cavo.com.br) e da prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) ou ainda obter informações pelo telefone 156.
Os 34 bairros que sofrerão as mudanças são Boa Vista, Pilarzinho, São Lourenço, Vista Alegre, Bom Retiro, Juvevê, Jardim Social, Bacacheri, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Tarumã, Capão da Imbuia, Cajuru, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Rebouças, Prado Velho, Guabirotuba, Uberaba, Boqueirão, Alto Boqueirão, Parolin, Guaíra, Seminário, Santa Quitéria, Campo Comprido, Portão, Fazendinha, CIC, Novo Mundo, Capão Raso, Xaxim, Pinheirinho e Barreirinha.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora