O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) lançou nesta terça-feira (16) uma coletânea de pesquisas científicas realizadas nos Parques Estaduais de Vila Velha, Cerrado e Guartelá. A obra contém mais de 40 trabalhos científicos elaborados por 86 pesquisadores, de diversas universidades do Brasil. As pesquisas podem auxiliar no manejo de parques.

CARREGANDO :)

O lançamento da coletânea foi realizado no Parque de Vila Velha, em Ponta Grossa. Segundo a pesquisadora Odete Bertol Capanezzi, que é uma das organizadoras da obra, os volumes representam a concretização do trabalho dos pesquisadores. "Os pesquisadores que frequentarem os parques terão uma referência do que foi feito", resumiu, em entrevista à Agência Estadual de Notícias.

Segundo o coordenador da coletânea, João Batista Campos, a publicação traz uma contribuição importante, porque pode auxiliar o manejo de parques, a partir das informações científicas apresentadas, segundo o texto da agência do governo do estado.

Publicidade

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, lembrou que as pesquisas feitas em todas as unidades de conservação auxiliam e fortalecem o trabalho que é realizado pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas. "Graças a elas nós aprendemos muito sobre os nossos ecossistemas que são um dos mais diversificados do país", afirmou.