O Coletivo de Mães de Curitiba organiza para o próximo sábado (31) um "flash mob" da leitura, na Praça Rui Barbosa, região central da capital. O principal objetivo do evento com concentração marcada para as 14 horas é fazer com que as crianças, acompanhadas de pais ou responsáveis, se reúnam em um espaço em comum e viagem durante 15 minutos pela leitura de seus livros preferidos, como uma forma de incentivar o gosto pela leitura.
De acordo com a assessoria de imprensa do Coletivo, alguns títulos estarão disponíveis para as crianças no local. O flash mob uma espécie de aglomeração espontânea de pessoas com a mesma finalidade faz parte do projeto criado pelas atrizes Ludmila Nascarella e Mariana Zanette, e que há cerca de um mês foi contemplado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do edital Difusão Cultural.
Desde que começaram a executar a proposta de incentivo à leitura com o apoio do município, as atrizes e o grupo que as acompanha percorrem as regionais da cidade, bem como escolas e comunidades escolas com o espetáculo Histórias Que Vêm Debaixo da Cama.
Na peça, criada há cinco anos, Ludmila e Mariana interpretam duas meninas que, ao contarem histórias e problemas que se passam em suas casas, brincam de teatro tentando representar tipos de mães interessantes.
A assessoria de imprensa do coletivo informou ainda que, mesmo que chova, o evento deverá ser mantido, já que o grupo estuda a implantação uma tenda na Rui Barbosa. O pedido é para que as crianças que puderem compareçam ao local fantasiadas.
Além de incentivar a leitura durante o ato, a intenção do flash mob também é criar uma situação inusitada, com muitas crianças lendo e ouvindo histórias, ocupando o espaço público e, com isso, produzir imagens que se transformarão num teaser de incentivo à leitura.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora