Apucarana Dois acidentes envolvendo trens no Norte do Paraná causaram estragos e muito transtorno na manhã de ontem. Em um deles, 19 pessoas ficaram feridas. O primeiro acidente aconteceu por volta das 5 horas, próximo da área urbana de Cambé. Por motivo desconhecido, alguns vagões de um comboio da América Latina Logística (ALL) descarrilaram. Ninguém se machucou no acidente.
Uma hora depois, em Apucarana, um microônibus da empresa Via Rápida colidiu com uma locomotiva da ALL, que puxava uma composição com 82 vagões. O acidente aconteceu na área urbana, no Bairro Vila Nova. Dos 25 passageiros do coletivo, 19 sofreram escoriações e traumas, sendo encaminhados ao Hospital da Providência por equipes do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Todos os ocupantes do ônibus são funcionários de uma indústria de calçados, que retornavam para casa após trabalharem no turno da madrugada.
Passageiros do microônibus relataram que o maquinista Anderson Aparecido Silva soou a buzina do trem em sinal de alerta, mas o motorista do ônibus não teria conseguido parar o veículo. Pedro de Oliveira, que estava no coletivo, confirmou que o motorista José Benedito dos Santos foi alertado sobre a proximidade do trem. "A gente avisou ele, mas não sei se faltou freio no ônibus", disse.
Após o susto, o maquinista Anderson Aparecido Silva contou que a locomotiva e o comboio trafegavam em velocidade normal de área urbana no momento em que o veículo cruzou a linha férrea. "Não teve como evitar, foi tudo muito rápido. Eu apitei, estava com o farol da locomotiva ligado, tentei frear, mas não teve jeito", relatou.
O motorista do ônibus, que sofreu uma lesão na cabeça, e os trabalhadores Fiorindo Furlaneto, Devanir Luiz Domingos e Aparecida da Conceição permaneciam internados no Hospital da Providência até o início da noite de ontem. O quadro mais grave é o de Aparecida da Conceição, que foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com traumatismo craniano.
Ontem, a empresa Via Rápida não se pronunciou sobre o acidente. Já a ALL divulgou nota, relatando que o cruzamento onde ocorreu o acidente é sinalizado com equipamento obrigatório. A empresa acrescentou que uma cancela operada pela prefeitura funciona em horário de tráfego mais intenso, entre 8 e 22 horas. Ainda segundo a ALL, o trem estava em baixa velocidade e seguia da cidade de Reserva para Apucarana.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião