• Carregando...

Alto Maracanã, Guaraituba e Roça Grande compõem os bairros com maior número de habitantes de Colombo. Com cerca de 220 mil habitantes, a cidade possui apenas dois terminais de ônibus. Um no centro e outro no Alto Maracanã, o qual comporta grande parte dos usuários do sistema coletivo de transporte da região – cerca de 90 mil passageiros por dia – e sofre com problemas de infra-estrutura e superlotação.

Com tal cenário, os relatos de incômodos não são poucos. "Os ônibus estão sempre lotados, o terminal é uma bagunça, tem sujeira e brigas. São poucas as opções para ir até outras cidades. Na maioria das vezes, tem que ir até o Centro de Curitiba e pegar outro ônibus", conta o vendedor Peterson Rodrigues. "É muita gente para pouco ônibus. Espero cerca de 30 minutos todos os dias", reclama a estudante Jessica Silva.

As obras no Guaraituba não retratam grandes avanços. Porém, a Comec garante que tudo estará pronto até março. "Não vemos a hora de ficar pronto. Tem que diversificar para beneficiar mais pessoas", acredita a bancária Luziene Cajé. Com 50 mil habitantes, o bairro fica às margens da BR-476, conhecida como Estrada da Ribeira. "O terminal irá piorar o trânsito. É preciso duplicar a BR para não criar outros problemas", sugere a comerciante Elisabete da Silva.

No Roça Grande, bairro com 25 mil habitantes, os passageiros reclamam do número reduzido de ônibus, o que resulta em espera de 20 a 30 minutos. A integração é pedido de todos. "Tem que haver integração com o transporte de Curitiba, senão não vai resolver nada, pelo contrário, vai trazer mais transtorno", opina o professor Gílson Pereira da Silva. "O novo terminal vai gerar um número bem maior de pessoas por aqui, uma região segura. Acho que deveriam aumentar também o policiamento na redondeza", pede a auxiliar de enfermagem Célia Ceccon, que mora no bairro há 32 anos. (ML)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]