Um leitor anotou e me enviou 12 ocorrências em que o verbo "implicar", na acepção de "acarretar", aparece seguido da preposição "em", como nestes exemplos: "Falta de chuva no Sul implica EM prejuízos para os agricultores" e "O crime implica EM pena de até 20 anos".
A dúvida do leitor é se tais construções estão corretas. Antes de responder, anoto que ele não me forneceu um dado muito importante: as 12 ocorrências pertencem a um universo de quantas? Vejam: 12 de 20 é bastante, mas pouco num universo de 1000. Outra coisa: quais fontes foram usadas? A diversidade de fontes é premissa indispensável quando estudamos fenômenos da língua. De tudo o que eu disse, não fique entendido nem sugerido que o leitor tivesse essa obrigação.
Sobre a questão levantada, tenho me orientado pela lição de Celso Pedro Luft, que em seu Dicionário Prático de Regência Verbal consigna o verbo "implicar" (na acepção mencionada) como transitivo direto, isto é, sem a preposição. Portanto, a falta de chuva IMPLICA prejuízos (acarreta prejuízos) e o crime IMPLICA pena de até 20 anos. Essa ótima lição sobre regência verbal é seguida pela maioria dos bons jornais do país. Procuro segui-la à risca. E isso implica não usar a preposição "em". No entanto, é importante mencionar que o autor destaca que o uso de "implicar em algo" (ainda com o sentido de "acarretar algo") é uma inovação por influência de verbos como "redundar" (redundar EM) e resultar (resultar EM). Demonstrando uma posição bem avançada sobre as mudanças da nossa língua, mestre Luft afirma tratar-se de um brasileirismo bastante consagrado e aceito por muitos gramáticos. Gramáticos de verdade, só para deixar claro. Sendo assim, só me restou dizer ao leitor que as ocorrências estavam corretas.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião