• Carregando...
 |
| Foto:

Sasha, para quem ainda não sabe, é a filha da Xuxa. Pois bem. Na semana passada (dia 27/08), a menina postou a seguinte mensagem via Twitter: "Sou eu Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir... vou fazer uma SENA com a cobra". Deixei a palavra "sena" em caixa alta porque foi ela o estopim de uma acalorada discussão nos confins da internet que envolveu até a apresentadora Angé­lica, que saiu em defesa das duas. O mo­­tivo? Muitos internautas postaram mensagens fazendo piadas do lapso de Sasha.

Eis a resposta da Xuxa aos que criticarem a garota: "Fui vcs não merecem falar comigo nem com meu anjo". E agora a bronca da Angélica: "Fico triste com essas coisas..., principalmente quando en­­volve crianca..., imagino que com razao ela ficou chateada ou p... mesmo....".

Não destaco nenhuma palavra dos textos das duas apresentadoras porque sabemos que a internet, com suas inúmeras ferramentas de comunicação, permite registros econômicos e – por que não – criativos da nossa língua, embora muitas pessoas fiquem descabeladas quando leem um "naum" e um "vcs".

Voltemos à questão. Algumas mensagens lembraram que Xuxa foi namorada do piloto Airton SENNA, daí o lapso de Sasha. Outras são infames e não merecem ser mencionadas. Um grande número, porém, censura veementemente a menina por ter trocado o "c" pelo "s". Afinal, trata-se de uma menina rica e que estuda em uma ótima escola. Portanto, não tem direito de errar. Bobagem.

Quase todas as censuras revelam a falta de uma compreensão precisa sobre como funciona nos­­sa ortografia. Se os internautas que criticaram tão ferozmente a troca das letras prestassem atenção que Sacha e Sasha têm a mesma pronúncia, teriam notado por que muitas pessoas cometem lapsos como a da menina. Mas por que analisar se é mais fácil jogar pedras?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]