Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Adilson Alves

Português personalizado

 |

Recém-formada em Administração, Maria Cristina mandou-me e-mail perguntando das vantagens de fazer cursos de português voltados a interesses pontuais. Por exemplo: apenas para dominar as novas regras de ortografia ou somente para dissipar dúvidas sobre construções não aceitas pelos instrumentos normativos. Aqui, chovo no molhado e digo que se trata de uma opção rentável. Como dizem hoje: é uma questão de "foco".

Aliás, tanto a procura por cursos personalizados (ou "customizados") quanto sua oferta não são novidade. Nesse sentido, cuido ser interessante fazer referência ao e-mail vindo do professor Carlos Alberto Sanches, ocupante, desde 1998, da Cadeira 19 da Academia Paranaense de Letras e que nas últimas quatro décadas tem oferecido seus préstimos a estudantes e a profissionais sequiosos de melhorar seus conhecimentos de língua portuguesa. Não são poucas as pessoas de nossa city que conhecem bem o professor Sanches, que hoje atende na Rua Dr. Claudino dos Santos, 40 (Largo da Ordem), 1.º andar, São Francisco. Seu e-mail (tive a permissão de divulgar) é este: cepsanches@gmail.com.

Na missiva, o acadêmico lembrava justamente da procura por cursos como o mencionado por Maria Cristina. Muitas empresas exigem de seus funcionários o domínio de determinados gêneros da língua, vestibulandos precisam melhorar o desempenho na prova escrita (que conta milhões de pontos), há inúmeras pessoas que sonham com a carreira diplomática – e terão pela frente uma prova dificílima de língua portuguesa.

Em situações como essas, o bom domínio da língua acaba sendo definitivo para a concretização de um sonho: uma vaga numa boa universidade, um posto na nossa diplomacia, um cargo mais cobiçado na empresa. Mas também, deixando de lado o pragmatismo, pelo simples prazer de conhecer um pouco mais a nossa língua.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.