• Carregando...

Recebi um puxão de orelha do professor Agostinho Baldin, leitor criterioso que não deixa passar nada. Daí segue a definição adequada: ditongo é a união de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba

Semana passada falei que, a partir do próximo ano, os ditongos "ei" e "oi" das palavras paroxítonas já podem dispensar o acento: jóia ou joia, colméia ou colmeia. Tanto faz. Mas fui impreciso na definição de ditongo. Simplifiquei demais a definição nos seguintes termos: "é o conjunto de duas vogais pronunciadas na mesma sílaba". Recebi um puxão de orelha do professor Agostinho Baldin, leitor criterioso que não deixa passar nada. Daí segue a definição adequada: ditongo é a união de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba. Na palavra "jóia", por exemplo, apenas a letra "ó" é vogal; o "i" é semivogal. De resto, cada sílaba de nossa língua admite apenas uma vogal. Feita a correção, vamos seguindo.

Três alterações bem importantes merecem atenção: 1) o hiato "oo" não receberá mais acento nas palavras paroxítonas 2) o hiato "eem" da terceira pessoa do plural também deixa de ser acentuado e 3) o trema será abolido. Antes relembro a definição de hiato: encontro de vogais em sílabas diferentes. Tomemos como exemplo a palavra "saúde". Ao separarmos as sílabas temos: sa-ú-de.

Antes tínhamos o seguinte: abençôo, enjôo, zôo, vôo, perdôo etc. A grafia desses vocábulos passa a ser esta: abençoo, enjoo, zoo e perdoo.

Aprendemos que era necessário acentuar o hiato da terceira pessoa do presente do indicativo ou subjuntivo dos verbos dar, crer, ler e ver (e seus derivados). Vejam: eles crêem, elas vêem, que eles dêem etc. Vai ficar assim: eles creem, elas veem, que eles deem.

O trema será suprimido de palavras portuguesas ou aportuguesadas. Antes: ambigüidade, agüentar, cinqüenta. Logo mais: ambiguidade, aguentar, cinquenta. Mas continua sendo usado em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros: mülleriano, de Müller, e hübneriano, de Hübner.

No mais, é isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]