Mesmo com muitas manchas no mapa, o Paraná está limpando a lousa do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Estamos saindo do padrão Haiti e, aos trancos e barrancos, caminhando em direção ao padrão Fifa. Em 2000, 24 municípios paranaenses possuíam um índice entre 0 e 0,499, na linha do fim do mundo, com o município de Doutor Ulysses sendo considerado o pior lugar do Sul Maravilha.
Agora entre os cinco mais bem de vida da federação, na frente dos gaúchos, chegou a hora de o Paraná medir o seu Índice de Felicidade Municipal (IFM). Terra da felicidade, temos cidades próximas do paraíso. Perto de Paraíso do Norte, Paranapoema é uma delas. De nome tão bonito, os paranapoemenses deveriam erguer uma estátua à poeta Helena Kolody. Se Maringá é canção, Paranapoema é verso.
Guaíra merece letras maiúsculas, Guairacá idem, Guaraqueçaba ibidem. Na letra G, modéstia à parte, somos muito bem servidos: Goioerê, Guaciara, Guaraniaçu e Guarapuava. Para botar os pingos nos "ii", temos Ibaiti, Ibiporã, Icaraíma, Imbaú, Imbituva, Iporã, Irati, Ivaí, Inajá e Iretama. Ilha do Mel não é uma cidade, mas no verão é como se fosse. Sem esquecer Assaí, terra do Sol Nascente, Araucária devia ser a primeira da nomenclatura paranaense. Entre tantas acolhedoras paragens, temos Cerro Azul, Céu Azul, Grandes Rios, Balsa Nova, Umuarama e Sapopema esta, sim, uma terra de personalidade! Quem nasce em Telêmaco Borba, o que é, o que é? Telemacoborbense! Conhece Catanduvas? Quando a Coluna Prestes passou por lá, tinha um cemitério em declive. Na parte de cima os mortos a facadas, na parte de baixo os mortos a tiros. Daí o declive, pois o chumbo é pesado demais da conta.
Quatro estações são bem distintas: primavera em Foz do Iguaçu; verão em Caiobá; outono em Tibagi; neve em Palmas, General Carneiro e Guarapuava. Anoitece em Roncador, amanhece em Maria Helena. Laranjal, Pitangueiras, Flor da Serra do Sul. Sentiu o perfume? Em Cruzeiro do Oeste, onde Zé Dirceu se refugiou na ditadura, dizem que Fidel Castro passava as férias. Consta que em Entre Rios do Oeste vivem seis moradores: dois na cidade, quatro em suas fazendas. Muito simpática, Araruna é o nome de uma curva entre Campo Mourão e Cianorte. E Apucarana? Com esse nome sonoro, pena que virou palavrão! Faz sentido? O que não faz sentido é Jacarezinho. Devia cambiar de nome com Realeza. Era em Jacarezinho que a Família Real brasileira mantinha suas fazendas de café. De qualquer forma, Jacarezinho faz bem aos olhos: é a terra da Grazi Massafera e do pintor Rogério Dias.
De Abatiá até Xambrê, o Paraná tem 399 municípios. O de número 400 se chama Pasárgada, lá onde todos são amigos do rei.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias