Quatiguá, pequena cidade do Norte Pioneiro do Paraná, é uma terra doce. Assim esperam os degustadores do bom café ao redor do mundo. Em busca de raras rubiáceas, importadores de finos grãos constataram que a região produz um tipo especial de café, com característica única: o sabor adocicado.
Sonhar com a recuperação econômica do Norte Pioneiro é preciso, recordar também é preciso. Especialmente se as recordações trazem bons humores ao espírito, como as histórias envolvendo o ex-prefeito Epifânio Mocelin. Quando lançou o nome de Lourival Gouveia como seu sucessor, Epifânio tinha certa dúvida quanto à performance do candidato. No comício final, tropicando, Gouveia subiu na carroceria do Scania-Vabis, não sem antes molhar as palavras numa garrafa de Tatuzinho: "Povo umirde e bão de Quatiguá! Quatiguá é PMDB com três pês! P de Povo! P de PMDB! P de Pifânio! Antes do Pifânio, nessa cidade não passava nem carroça! Hoje passa até avião!" e, tropicando, Lourival Gouveia desceu do Scania-Vabis, sempre apontando para o céu!
Na terra doce de Quatiguá, jamais se perde a pose e a poesia. Principalmente a memória, com Biotônico Fontoura. Ainda assim, não há tônico que faça a cidade lembrar como começou a implicância do farmacêutico Miguelão com o médico Delcino Tavares, ex-secretário de Saúde do governo Alvaro Dias.
Com chuva ou sol, dr. Delcino saía do consultório e fazia o caminho de casa, passando em frente à farmácia do Miguelão. Era um trajeto pontual, que o farmacêutico usava como relógio. Passava Delcino, cinco minutos depois Miguelão cerrava a porta de aço do estabelecimento. Até que certa feita Miguelão esqueceu de recolher uma caixa vazia de Sadol na calçada em frente. Mais pontual que representante farmacêutico, dr. Delcino passou na calçada e pimba! chutou a caixa de papelão.
No dia seguinte, no mesmo horário e mesmo local, Miguelão ajeitou outra bola para o doutor chutar. Dessa vez era uma caixa vazia de óleo de fígado de bacalhau. Delcino, mais pontual que horário de missa pimba! a caixa de Emulsão de Scott voou longe.
E assim se passavam os dias em Quatiguá: num dia, Delcino chutava uma caixa de Vick Vaporub, noutro dia de Sonrisal, se não fossem caixas de Pomada Minâncora, Creme Nívea ou de sabonetes Palmolive. Quando os chutes certeiros do médico já estavam famosos na região (os sorrateiros marcavam encontro para assistir aos tirambaços do goleador), o farmacêutico resolveu encerrar o cotejo com dois paralelepípedos dentro de uma caixa de Calcigenol Irradiado.
"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho." Desde então, Carlos Drummond de Andrade é o poeta mais citado de Quatiguá.
Deixe sua opinião