• Carregando...
 | /
| Foto: /

Nos últimos invernos, os curitibanos têm guardado certa desconfiança das Moças do Tempo. Um dia elas nos dizem que a Frente Fria saiu de Buenos Aires com destino a Curitiba. No outro, corrigem dizendo que aquela desnorteada Frente Fria portenha foi passar as férias de julho na Serra Gaúcha.

Lá se foi o tempo em que a cidade era apenas lembrada quando se falava nos ônibus do Jaime Lerner e nas polaquinhas do Dalton Trevisan. Agora, para o resto do Brasil somos lembrados na ladainha da Moça do Tempo: “Máxima de 40 graus no Rio de Janeiro, mínima de 5 graus em Curitiba!”

Do nascer ao pôr do sol, dia após dia, convivemos com as quatro estações. Além das estações-tubo, que, no seu interior, têm uma temperatura à parte. Não importa a previsão do tempo. Com o pragmático comportamento herdado do imigrante, estamos preparados para o que der e vier. Se der sol, melhor. Saímos de casa com calça de veludo e retornamos com a bunda de fora. Isso a Moça do Tempo não sabe.

Do nascer ao pôr do sol, dia após dia, convivemos com as quatro estações

Por esses e outros descompassos da natureza, precisamos convidar a jornalista Maria Julia Coutinho para passar um fim de semana na capital mais fria do Brasil. Aqui onde a bruma faz a curva. Cobiçamos aquela voz macia só para os nossos ouvidos: “Máxima de 45 graus em Salvador, mínima de 5 graus em Curitiba!”. Imaginamos a Maria Julia saindo do Jornal Nacional para passar um fim de semana em Curitiba, com o texto decorado e na ponta da língua: “Máxima de 40 graus no Rio de Janeiro, mínima de 5 graus em Curitiba!”

Venha, Maria Julia! Nossa casa é modesta, mas é limpinha. Na bagagem, venha com o básico: meias de lã, blusa tricotada, sobretudo e a simpatia à flor da pele. Ah, o cachecol! Os outros itens de sobrevivência na fronteira do Polo Sul podem ser comprados aqui na Casa Edith da Praça Generoso Marques.

Venha, Maju! Venha nos aquecer com o seu sorriso, para voltar com outro bordão: “Máxima de 40 graus no Rio de Janeiro, mínima de 5 graus em Curitiba, neve e geada, sol e chuva, garoa e arco-íris, com surpreendente calor humano no decorrer do período!”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]