O artista gráfico Robson Vilalba, da Gazeta do Povo, lança neste sábado (18) o livro em quadrinhos Notas de Um Tempo Silenciado, na Itiban Comic Shop. Em linhas gerais, a obra traz uma versão em imagens da ditadura militar brasileira, instalada em 1964. Além de inovar na forma, fugindo da narrativa puramente escrita, Vilalba fala de um “lado B” da repressão e conta histórias que mostram o clima da época. Saiba mais sobre o livro na resenha de Sandro Moser: http://bit.ly/1OdiNzN. A Itiban fica na Avenida Silva Jardim, 845, no Rebouças . O lançamento – que deve ter mais cara de bate-papo do que de sessão de autógrafos – começa às 16 horas.
Provopar urgente
O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) precisa urgentemente de doações para atender os municípios que foram atingidos pelas chuvas dos últimos dias e estão em situação de emergência. Alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, colchões, roupas e agasalhos são necessários. As doações podem ser entregues em dois endereços em Curitiba: no Batel (Rua Hermes Fontes, 315) e na Vila Guaíra (Rua Sergipe, 1.712). Mais informações pelo telefone (41) 9285-4104.
Sopa amiga
A Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece) realiza neste sábado (18) mais uma edição de sua Sopa Amiga. Vendidos a R$ 25, os 700 convites disponibilizados já se esgotaram. Os participantes vão experimentar dez sabores de sopas diferentes, no Buffet du Batel. A Afece presta atendimento em educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência de alta especificidade. Para acompanhar outras ações beneficentes da associação e ajudar com doações ou voluntariado, acesse www.afece.org.br.
McDia Feliz
Está marcado para 29 de agosto o McDia Feliz – campanha da rede de fast food Mc Donalds, que arrecada dinheiro com os lanche para ajudar crianças e adolescentes com câncer. Em Curitiba, o Hospital Erasto Gaertner aguarda ansioso pela ação. Em 2014, o dinheiro conseguido com a campanha deu para comprar equipamentos, mobiliário, construir uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, ampliar a quimioterapia pediátrica, além de possibilitar reformas. Os recursos deste ano serão destinados à manutenção do Centro de Convivência da Família, espaço de humanização para os pacientes pediátricos. Somente no ano passado, o Erasto atendeu cerca de 400 novos casos de câncer entre crianças e adolescentes. Conheça outras formas de ajudar o hospital por meio do site www.erastogaertner.com.br ou do telefone 0800-643-4888.
Cidadão atento
O leitor Rodrigo Azevedo reclama de um problema que tem incomodado motoristas e não é de hoje: a falta de sinalização na Avenida das Torres, em São José dos Pinhais, nas proximidades do Aeroporto Afonso Pena. Quem não conhece a região pode se confundir nas três pistas – e acabar na BR-376 ou no centro de São José – na tentativa de pegar um voo. A coluna entrou em contato com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), responsável pela obra, que explicou que a sinalização temporária é de responsabilidade da empresa contratada, a qual tem sofrido com depredações nas placas colocadas. A Comec informou que vai notificar a terceirizada para recolocar a sinalização no local o mais breve possível.
Economia de energia
A economia de energia é o assunto do momento. Tudo graças às crescentes altas na conta de luz do início do ano para cá. Pensando nisso, a Eletrosul recebe, até 21 de julho, alunos do quinto ano da rede pública municipal de Curitiba em sua sede, no bairro Tatuquara. São participantes do programa “Casa Aberta”, que há 25 anos ensina a crianças a importância do uso racional da eletricidade. Quem participa ganha um kit, com encartes e outros materiais de leitura sobre o tema.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora