Morador do Santa Cândida, o leitor Sérgio Kachel alerta que o caminhão de lixo reciclável não toca mais aquele tradicional sino, que avisa sua passagem pelo bairro. Parece um detalhe, mas na prática muitos moradores têm perdido a hora de retirar os recicláveis, que acabam sendo levados pelo caminhão de orgânicos. Informada pela reportagem, a Prefeitura de Curitiba informou à empresa sobre a necessidade de voltar a usar o sino durante o percurso dos caminhões do Lixo Que Não é Lixo. Para verificar o horário e dia das coletas, acesse http://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/.
Terrenos baldios
Dois terrenos baldios na Avenida Nossa Senhora Aparecida preocupam os moradores do bairro Seminário, em Curitiba. Ambos ficam na altura do número 1.383. A falta de limpeza transformou o local em abrigo para suspeitos, o que tem gerado prejuízos materiais devido aos arrombamentos frequentes, segundo a leitora Fabíola da Costa. Após contato da coluna, a Prefeitura de Curitiba informou que fiscais estiveram vistoriando os locais. O proprietário do terreno localizado no lado direito da via foi notificado; e o processo para limpeza do imóvel que fica do lado esquerdo também está em andamento, mas deve ser mais lento. Isto porque há um bosque dentro do lote, e a limpeza deve atender às determinações da legislação ambiental.
Orçamento da capital
A Prefeitura de Curitiba inicia nesta segunda-feira (6) uma série de debates com a população sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. O primeiro encontro é no Clube de Pescas Vêneto, em Santa Felicidade. Na terça-feira (7), a discussão é no Sesc/Senat do Boqueirão e, na quarta, no CTG Vinte de Setembro, no Pinheirinho. Ao longo das próximas semanas, o debate será realizado nas nove regionais da capital, conforme programação que consta em www.curitiba.pr.gov.br/participe. Nessas reuniões, a população pode opinar sobre a destinação de recursos municipais em cada região da cidade.
Ajuda ao mutuário
Esclarecer dúvidas sobre contratos de financiamento, leilão, juros abusivos, valor da prestação, entre outros temas relacionados à compra de imóveis, é o que pretende a Associação Nacional dos Mutuários do Paraná (ANM), durante a semana de orientação, em Curitiba. A ação ocorre a partir de segunda (6) e se estende até quarta-feira (8), das 9h às 12h e das 14h às 19 horas. A ANM fica na Avenida Luiz Xavier, 68, Ed. Tijucas, sala 307. A assistência é gratuita. Mais informações em www.anm.com.br.
Auditoria empresarial
Já estão abertas as inscrições para o Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, que ocorre em Curitiba, entre 18 e 21 de outubro deste ano. Organizado pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil, o evento deve reunir cerca de 700 profissionais da área, que trabalham na prevenção de fraudes e corrupções no mundo corporativo. O congresso deste ano deve ter um apelo especial em função da Lei Anticorrupção, regulamentada pela presidente Dilma Rousseff em março. Para mais informações e inscrições acesse www.iiabrasil.org.br.
Exame de glicose
Esta terça-feira (7) é a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde. Para marcar a data, o Laboratório de Análises Clínicas (Lanac) disponibiliza 50 exames de glicose gratuitos. Os exames devem ser agendados pelo telefone (41) 3023-1749. É preciso estar em jejum por pelo menos 10 horas. O laboratório fica na Rua Itupava, 984, no bairro Hugo Lange, em Curitiba.
Dê sua opinião
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora