| Foto: Arquivo pessoal/Gislaine Bueno

Queridinha dos modernos curitibanos, a Praça Brigadeiro do Ar Mário Calmon Eppinghaus, no Juvevê, virou alvo de polêmica. Foi depois da última Feira Gastronômica Alto Juvevê, em 7 de março, quando moradores notaram que havia lixo espalhado pelo local e estragos na grama. O caso ganhou caráter de denúncia nas redes sociais (foto) e a própria organização do evento veio a público explicar que os danos foram causados por uma empresa contratada pela Prefeitura de Curitiba para trocar a iluminação da praça. O Executivo confirmou a informação. Segundo a administração, é necessária a entrada de um grande caminhão na praça para a reforma da iluminação. As obras devem durar mais dez dias; e o caminhão será usado mais vezes. Após o termino da troca das lâmpadas é que a equipe responsável pela Regional Matriz vai realizar os reparos necessários na praça.

CARREGANDO :)

Ser criança em Curitiba

CARREGANDO :)

“Ser criança em Curitiba é ouvir a história da bruxa no Bosque Alemão, procurar o jacaré no Parque Barigui e comer cachorro quente com duas vinas antes de dormir”. Essa frase – simples e verdadeira – poderia ter saído das mentes de uma empresa de publicidade. Mas foi cunhada pela estudante Isis Cambussi, que cursa o 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professor Guilherme Butler, no Hauer. Ela é a vencedora na categoria Séries Iniciais de um concurso de frases promovido pela Prefeitura de Curitiba, em comemoração aos 322 anos da cidade. Pequenos de 167 escolas municipais escreveram sobre o tema “brincar e ser criança em Curitiba”. Os três primeiros lugares de cada categoria ganharam um passeio no ônibus Linha Turismo, acompanhados da professora e de um membro da família.

Informática básica

Ligar o computador, abrir um arquivo, entrar na internet e mandar imprimir. Essas são algumas funções básicas da informática, mas que muita gente não teve a oportunidade de aprender. Foi pensando nesse público que a Agência do Trabalhador de Curitiba lançou um curso de informática básica, em parceria com a PUCPR. A agência encaminha, a universidade cede os professores e o centro de treinamento Sofhar disponibiliza o método de ensino. O treinamento de 20 horas dura uma semana. A primeira turma de 2015 começa em 1º de abril. Para entrar na lista de espera, procure uma agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3883-2200, da Agência do Trabalhador.

Publicidade

Sinalização

É 40 km/h a velocidade máxima da Rua Enette Dubar, no Tatuquara, em Curitiba, na altura da esquina com a Pero Vaz de Caminha. Mas quem passou por ali nos últimos dias pode não ter reparado nessa regra do trânsito. A outra placa (que orienta sobre a passagem de pedestres) foi afixada em frente à antiga. O “flagra” foi enviado pelo leitor Célio Borba à coluna, que questionou a Prefeitura de Curitiba. Segundo a Secretaria de Trânsito (Setran), a falha foi da empresa contratada para colocar a nova sinalização. Segundo a prefeitura, a placa de velocidade já foi retirada. Encontrou algum problema com o trânsito, a iluminação, a mobilidade da cidade, entre outros temas? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br ou leitor@gazetadopovo.com.br.

Ajuda animal

A Associação Vida Animal (Avan) sofreu uma queda de 50% nas doações recebidas, de dezembro de 2014 até agora. A ONG trabalha com proteção a animais abandonados e depende do voluntariado para dar conta de alimentar e medicar todos os animais. Para ajudar, é possível doar ração, comprar rifas, adotar pets virtualmente ou definitivamente, participar dos eventos da ONG – o próximo é em 12 de abril, na Alameda Julia da Costa, 328 –, ou ajudar no mutirão de limpeza da sede da entidade. Para detalhes sobre cada uma dessas formas de ajudar, acesse www.associacaovidaanimal.org.br ou escreva um email para associacaovidaanimal@gmail.com.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate