• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Quatro foliões, dois casais festeiros e um ministro da Igreja Católica formam a comitiva da Festa do Divino Espírito Santo de Guaratuba que visitou a redação da Gazeta do Povo (foto) na última semana. Mais do que a festa, o grupo divulga a tradição da segunda maior celebração “do Divino”, como são conhecidas as festas tradicionais dos litorais do Paraná e de Santa Catarina, fica atrás apenas de Paranaguá. As celebrações começaram em 3 de maio, dia da Santa Cruz, quando os foliões passaram de casa em casa levando músicas e bandeiras, na região rural da cidade. “Trazendo as bênçãos do Divino” é o canto entoado pelo grupo: Edival Alves (vocal), acompanhado da viola de Jorge Tavares, do tambor de Elói Silva e da tradicional rabeca nas mãos de Abel Cordeiro. A festa mesmo vai de 10 a 19 de julho com atrações religiosas e musicais. Um dos destaques será a novena do Padre Robson, no domingo (12), que será transmitida ao vivo para o Brasil inteiro, pela Rede Vida. A programação completa está disponível no sitewww.paroquiaguaratuba.com.br

História

A festa do Divino é bicentenária. Tradição açoriana, em Guaratuba ela tem a mesma idade da cidade: 244 anos. Surgiu em 1771, ano da criação do município, marcado pela fundação de sua Igreja Católica. Há 105, em 1910, surgiu a tradição do casal folião. São os responsáveis por toda a organização da festança. Além dos quatro foliões – já foram oito, divididos em dois grupos – a tradição conta com duas bandeiras; a vermelha, do Divino Espírito Santo, e a branca, da Santíssima Trindade. Nelas são amarrados os milagres do último ano – os mais antigos ficam guardados na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Cidadão Atento

Moradora de Guaratuba, no Litoral do Paraná, Lilian Gimaiel está preocupada com “a cratera aberta no meio da Rua Mauro Paciornick”, onde mora. Ela conta que no buraco foi instalado um espantalho, que já está sendo encoberto pelo mato. Ela cobra alguma solução. A coluna procurou a prefeitura de Guaratuba, que informou que a via recebeu manutenção em meados de março, período de muita chuva. Ocorre que o serviço de patrolamento não pode ser feito de forma permanente “devido às características do solo”. A partir deste mês serão feitos reparos bairro a bairro, e a referida rua encontra-se no cronograma, segundo o Executivo.

Fisioterapia para a comunidade

Doenças reumáticas, lesões ortopédicas, alterações neurológicas. Tudo isso fica agravado em tempos de frio. Para pacientes que apresentam esses quadros, uma alternativa é buscar o projeto Qualivida, que oferece tratamento em fisioterapia gratuito, na clínica de saúde da UniBrasil. Os alunos da graduação, com o auxílio de professores, ofertam sessões de fisioterapia convencional e de hidroterapia. Também há opções para pacientes da pediatria. O atendimento ocorre às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. É preciso agendar horário pelo telefone (41) 4141-0581.

Divulgação/Helcio Kronberg

Leilão boleiro

Camisas autografadas pelo Rei Pelé e pelo craque Alex vão à leilão, em Curitiba, no mês de agosto. As vestimentas são da Seleção Brasileira e do Santos Futebol Clube, no caso de Pelé, e do Coritiba, com relação às camisas do paranaense Alex. O dinheiro arrecadado será revertido para a Associação Amigas da Mama (Aama), que vai comprar próteses mamárias, drenos e outros equipamentos. Interessados podem dar lances até 13 de agosto no site www.kronberg.com.br/leilao/detalhe_leilao/1553#lotes.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]