As primeiras doses da vacina contra a gripe chegaram ontem a Curitiba, mas apenas na rede particular. E, poucas horas após a chegada, já tinha gente sendo imunizada. Até ontem, o produto só estava disponível no Laboratório Frischmann Aisengart, mas outras seis clínicas consultadas confirmaram que também devem ter a vacina a partir de sexta ou segunda-feira.
Das mil doses que chegaram (ao custo de R$ 65) quase 500 já estão reservadas. As pessoas vacinadas ontem estavam num cadastro de reserva e foram avisadas pelo laboratório sobre a chegada do material. Ao todo, o laboratório estima que precisará de 40 mil doses para atender à demanda deste ano um crescimento de 48% em relação a 2012. Pedidos de novos lotes, porém, estarão condicionados à procura.
Na rede pública, a campanha de vacinação tem início previsto para 15 de abril. Crianças até 2 anos, indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes e idosos formam os grupos prioritários para imunização. No ano passado, segundo o Ministério da Saúde, o Paraná registrou 621 casos de H1N1 e 45 mortes pouco mais que o dobro do observado por gripe sazonal (20).
Persistência da idade
Alunas da turma de hidroginástica de uma academia de Curitiba, todas com mais de 60 anos, dão exemplo de persistência. Fechado para reformas por quase três meses, o espaço retomou recentemente suas atividades e as professoras estão enviando e-mails e ligando para os alunos, informando que já podem voltar. Nas turmas frequentadas por gente mais jovem, a piscina fica praticamente vazia. Já nas da terceira idade fica sempre lotada.
No dia delas
Em semana de Dia Internacional da Mulher não faltam atividades voltadas a elas. Tem oferta de tratamento de beleza gratuito, de sobremesa de brinde em restaurante, discussões em universidades sobre o papel da mulher na sociedade moderna, lançamento de livro. Um dos eventos será no Conselho Regional de Contabilidade, onde haverá coquetel e palestra com o tema "Mulher empreendedora sensibilidade, competência e superação" hoje, a partir das 18 horas.
Incontinência
Terá início hoje em Curitiba o 1º Congresso Internacional de Fisioterapia Pélvica, promovido pela Faculdade Inspirar. O evento, que segue até sábado, traz como tema principal a incontinência urinária. Contará com a presença de renomados especialistas internacionais como o espanhol Mikel Amostegui, o francês Loic Dabbadie e o holandês Bary Berghman. A abertura será às 19 horas, no Hotel Promenade.
Atenção Setran!
Dois flagrantes de desrespeito foram registrados por um leitor da coluna no último sábado em Curitiba. Nos dois casos, cadeirantes eram os prejudicados: ele encontrou um carro estacionado em vaga para deficiente e um caminhão bloqueando a guia rebaixada. O questionamento que o leitor faz é: onde estão os agentes da Setran numa hora dessas?
Os agentes da Setran também são requisitados por quem circula próximo a colégios, como o Positivo Júnior, nos horários de entrada e saída dos estudantes. Sem espaço suficiente para que todos estacionem no pátio da escola e também nas ruas do entorno, muitos pais, enquanto aguardam para pegar os filhos, formam fila dupla na rua, tumultuando o trânsito em toda a região.