| Foto: Colaboração Herbert Richert

Além de tucanos, pica-paus, canários e saracuras andando sobre muros, quintais de Curi­tiba (co­­mo esse em Santa Felici­dade), estão recebendo a visita de uma ave ainda mais rara em centros urbanos – o jacu. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 centímetros de comprimento. A cauda e as asas são longas e arredondadas, enquanto o pescoço é relativamente longo e termina numa cabeça pequena. A pele em torno dos olhos tem uma cor azulada e o papo é vermelho e saliente.

CARREGANDO :)

* * * * *

Eu vou

Publicidade

XII Desfile Cívico Militar do Pinheirinho

O que tem lá

Domingo, 28 de agosto, é dia de comemoração cívica no bairro Pinheirinho, com o tema "Curitiba sou apaixonado por essa cidade." O desfile começa às 9 horas e marca a abertura da semana cívica de Curitiba. Pelo menos 30 mil pessoas devem assistir à celebração, organizada pela Associação da Macrorregião do Pinheirinho.

Onde fica

XII Desfile do Pinheirinho – a partir das 9 horas, na Rua da Cidadania do Pinheirinho, com passagem pela Avenida Winston Churchill e a Linha Verde.

Publicidade

* * * * *

Ainda as tevês em ônibus

Outro leitor se manifesta contrário à instalação de tevês em ônibus do sistema de transporte de Curitiba. "Pode ser um convite aos larápios de plantão, os desavisados serão muitos", diz o cidadão, para quem as necessidades mais urgentes dos usuários são outras, a começar pela manutenção nos tubos e principalmente nos ônibus. "Só na semana passada eu presenciei cinco ônibus da linha Centenário parados – dois deles em um único dia", comenta. Ontem, muita gente reclamou de goteiras nos ônibus, principalmente debaixo dos alçapões superiores de entrada de ar. As borrachas de vedação devem estar ressecadas.

Fanfarra de Carambeí

No último sábado (20), A fanfarra da Escola Municipal Tônia Harms, de Carambeí, nos Campos Gerais, sagrou-se no sábado passado bicampeã no XXI Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas na cidade de Porto União (SC). O grupo competiu na categoria banda infantil de percussão com lira de 25 teclas. Agora, graças a um investimento de R$ 15 mil em novos equipamentos – bancado pela prefeitura –, a corporação passará a competir na categoria banda de percussão marcial.

Publicidade

Fica complicado

Um grupo de sem-teto se aglomerava ontem à tarde sob uma marquise nas proximidades do Terminal Guadalupe, abrigando-se da chuva contínua e fria. Em dias de sol, a vida deles fica bem mais fácil, pois podem se instalar em qualquer calçada da região. Uma agente da FAS, que não quis se identificar, disse em outra oportunidade que, mesmo nesses dias, essas pessoas são arredias e não aceitam os convites para ir até a sede da instituição – que, aliás, fica nas proximidades. Na marra não pode levar.

Aliviar a consciência

Que fazer quando alguém pede dinheiro na rua, dizendo que é para comprar remédio ou comida, mas que, na verdade, é para comprar drogas ou bebida? Uma alternativa, segundo um leitor, "é negar polidamente o pedido, tomar nota mentalmente dele e fazer uma oferta para o serviço de assistência social da igreja mais próxima. Assim, fica-se com a consciência aliviada e se evita contribuir para uma verdadeira "indústria da esmola", que prolifera nas ruas de Curitiba.

* * * * *

Publicidade

"O ancestral de toda ação destrutiva, de toda decisão destrutiva, é um pensamento negativo."

Eknath Easwaran, mestre espiritual indiano.