• Carregando...
 | Derek Kubaski
| Foto: Derek Kubaski

Enquanto um pedaço concreto da história de Ponta Grossa está indo embora com a derrubada da fachada do mais popular cinema de rua da cidade, o Império, o responsável pela demolição, Anderson Antunes, encontrou um livro que – ironicamente – reúne diversos aspectos históricos do município. Editado em Curitiba em 1975, o livro Ponta Grossa – Edição Histórica estava numa sala que "sobreviveu" às fortes chuvas que, há dez anos, provocaram a destruição completa da parte onde funcionava o cinema, inaugurado em 1939. A fachada e algumas paredes que restavam começaram a ser demolidas no início do mês passado devido ao risco que representavam para os pedestres e moradores da redondeza.

Achado nota dez 2

Ao saber da história, Denise Peixoto, que trabalha em um escritório de contabilidade ao lado do antigo cinema, prontamente reconheceu o livro, que pertence ao seu pai, Waldemar Peixoto. Segundo ela, a Edição Histórica estava naquela sala porque, durante alguns anos, o escritório de Waldemar funcionou em cima do cinema. "Eu e mais três colegas do curso técnico de Processamento de Dados do Colégio Sant’Ana utilizamos as informações desse livro para criar um programa de computador, em 1997, que ajudasse o usuário a conhecer melhor a cidade de Ponta Grossa, sua história, seus pontos turísticos. Tiramos nota 10 no trabalho", relembra Denise.

Farmácia 24 horas, farmacêutico 24 horas

O Senado Federal aprovou na semana passada um projeto de lei que obriga farmácias, drogarias e postos de dispensação de medicamentos a ter presença de farmacêuticos durante todo o período de atendimento. A nova lei eleva à categoria de posto de saúde estabelecimentos que comercializem ou manipulem medicamentos. O Projeto de Lei 41/1993 foi aprovado na Câmara no início de julho. A partir de sua sanção presidencial e publicação no Diário Oficial, os estabelecimentos terão um ano para se ajustar às novas regras. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos, com o novo texto o farmacêutico poderá medir a pressão do paciente, prática hoje proibida. As farmácias também terão permissão para comercializar e aplicar vacinas contra doenças de incidência local.

Telecine liberado

A NET abrirá, entre os dias 25 de julho e 3 de agosto, o Sinal da Rede Telecine para todos os clientes. Estarão à disposição, gratuitamente, as programações do Telecine Premium (canal 161 e em HD no 661), Telecine Action (canal 162 e em HD no 662), Telecine Touch (canal 163 e em HD no 663), Telecine Fun (canal 164 e em HD no 664), Telecine Pipoca (canal 165 e em HD no 665) e Telecine Cult (canal 166 e em HD no 666).

Desafio é lançado em Foz

Três pessoas que não praticam atividades físicas com regularidade aceitaram o desafio de participar de um programa de preparação para correr a 8ª Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu, no dia 14 de setembro. Alessandro Kunhaski, Sílvia Gomes e Kiara Heck estão se preparando para enfrentar 21 km dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Os novos atletas passam diariamente por uma bateria de consultas, exames, atividades físicas e orientações de cinco profissionais da saúde. O Desafio Mais Saúde é realizado com o apoio da RPCTV, Academia Imagem, Pomare, Plano de Saúde Itamed, Cataratas do Iguaçu S.A e Rádio Transamérica.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Colaborou: Derek Kubaski, especial para a Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]