Os últimos dias têm apresentado temperaturas recordes, que não deixam escapar a possibilidade de termos chuvas fortes. Em Curitiba, a previsão para o domingo é de trovoadas a partir da tarde, o que é motivo de atenção. Afinal, temporais e vendavais estão entre as causas mais comuns de acidentes envolvendo a rede elétrica, por causa da derrubada de postes ou árvores sobre a rede. Neste caso, é importante jamais tocar nos cabos soltos. A orientação é do técnico de manutenções da Companhia Paranaense de Energia (Copel) Raul Aparecido Pfhal, de Londrina. Mesmo com uma das pontas soltas, explica ele, o cabo continua energizado e mexer nele pode resultar numa descarga elétrica fatal. "Para a Copel, o cabo está ligado até que seja testado e devidamente aterrado por uma equipe", salienta.
Acidentes na rede 2
Se o cabo rompido estiver no chão, também nada de se aproximar. O ideal é se afastar e isolar a área, principalmente do acesso de crianças e animais. É importante acionar a Copel, pelo 0800-510016 ou por meio de algum órgão que tenha contato rápido com a companhia. É o caso do Corpo de Bombeiros (193), da Polícia Militar (190) e da Defesa Civil (199). Se alguém tocar o cabo energizado e ficar preso a ele, o acionamento deve ser feito imediatamente, o que inclui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O alerta de Pfhal é o mesmo para quando há dúvidas se o fio pertence à rede de energia elétrica ou de telefonia. "Quando um poste cai, os cabos ficam emaranhados, o que dificulta saber que cabo é aquele. O melhor é não arriscar e entrar em contato com a Copel", reforça o técnico.
Corrida entre os arenitos
O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, receberá neste domingo, pela primeira vez, um evento esportivo: a "Meia Maratona de Ponta Grossa Arenitos de Vila Velha". A competição terá cinco categorias, para atletas profissionais e amadores 21 km individual, 21 km em dupla, 21 km em trio, caminhada e corrida kids . As inscrições para as corridas já terminaram; para a caminhada (R$ 50) e para a corrida kids (R$ 30), elas poderão ser feitas até o início do evento. A largada está prevista para as 7h30 e o encerramento, para as 11 h. Por causa da maratona, a programação do parque será alterada no domingo. Os passeios de ônibus serão suspensos e será possível apenas fazer o trajeto dos arenitos, a pé.
Continente gelado
A exposição "Natureza e Ciência na Antártida", montada pelo Departamento de Biologia Celular da UFPR, pode ser visitada até este domingo, no Centro de Exposições do Jardim Botânico, das 9h30 às 11h45 e das 13 às 17 horas. De acordo com a professora Lucélia Donatti, veterana em expedições à Antártida, a exposição reúne imagens de animais, paisagens e vestimentas próprias para as baixas temperaturas. Todo o material exibido foi produzido durante a atuação dos pesquisadores da UFPR no continente gelado.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.