Após um período de mais de 30 dias de orientação a motoristas, a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) começa hoje a fiscalização na faixa exclusiva de ônibus da Rua XV de Novembro, na qual é proibido o tráfego de outros veículos. A fiscalização será feita inicialmente por agentes de trânsito. Nos próximos dias, serão instalados radares na via. No trecho exclusivo, é permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de imóveis do lado direito da Rua XV. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar nessa faixa devem parar nas guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque.
Conversões
Para as conversões à direita, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento, com uma linha pontilhada separando as faixas em vez dos tachões. Motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência , para depois fazer a conversão à direita. A faixa exclusiva está no trecho entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão. Os infratores que transitarem pela via serão autuados por desrespeito ao artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é leve (três pontos na carteira) e a multa é de R$ 53,20.
Adeus, seu Darcy
O bairro Água Verde, em Curitiba, não é mais o mesmo desde quinta-feira (3/7) quando se despediu do aposentado Darcy Rosa, de 85 anos. Ele morreu de causas naturais. O "negro Rosa", como muitos o chamavam, era das figuras mais tradicionais do velho Água Verde. Morador desde criança da Petit Carneiro, rua dos fundos da Baixada Atleticana, andava sempre de terno e gravata, óculos Ray-ban, boné de aba, jornal numa das mãos e cigarro na outra. Não mudava o figurino nem para ir à padaria. Nos dois últimos meses, a dificuldade em caminhar acentuou e a rotina foi interrompida, para surpresa dos vizinhos, que o tinham como um relógio.
Quem era
Na mocidade, Darcy atuou como goleiro do extinto Britânia, no qual ganhou fama de pavio curto. Fora do campo permanecia o lorde de sempre. Além do futebol, atuou como crooner da Orquestra Guarani, dando voz aos sucessos de standards da música popular brasileira. Muito alto, elegante e educado, causava impressão principalmente se ao lado de Maria de Lourdes, sua mulher, morta em 2007. Faziam bela figura. O casal também era personalidade do samba, integrando as comissões de honra da "Dom Pedro II", sua escola do coração. Seu Darcy Rosa vai deixar saudade.
Sessões infantis
Até quarta-feira, o Cine Guarani, em Curitiba, exibe diariamente e gratuitamente a atração "Animações infantis", que reúne oito filmes para a criançada se divertir. As sessões ocorrem sempre às 16 h, com entrada franca. Todos os filmes são curtas brasileiros produzidos em 2012. O Cine Guarani fica no Portão Cultural, na Av. República Argentina, 3.430.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora