O caos anunciado na volta dos foliões de Guaratuba não se confirmou no carnaval. Quem usou o ferryboat enfrentou filas menores do que as vistas na virada do ano. Em parte, isso é resultado de uma ajudinha de São Pedro. Segundo o DER, cerca de 40 mil carros fizeram a travessia do canal usando o ferry um movimento 15% menor do que o verificado no ano-novo. A queda é atribuída à chuva.
Além de menor, houve melhor distribuição do movimento, que nos horários de pico caiu 15%. Em contrapartida, aumentou em 20% o fluxo de passagem de veículos durante a madrugada. E neste fim de semana a orientação é para que os visitantes continuem escolhendo horários alternativos, já que parte dos foliões emendou o feriado.
O abandono persiste
A antiga Casa de Portugal, construção de interesse de preservação e pertencente à prefeitura de Curitiba, continua sujeita à ação de vândalos. Ontem, um grupo de pessoas que ocupava o local foi retirado pela Guarda Municipal, mas nada foi feito para evitar novas invasões. Há pelo menos um ano o quadro é de abandono, o que coloca em risco o patrimônio histórico e cultural onde já funcionou o Instituto Cultural Luso-Brasileiro.
Segundo a prefeitura, assim que o contrato com o instituto acabou, o local foi lacrado, mas os invasores conseguiram violá-lo. O prédio já foi oferecido à Secretaria Municipal de Saúde, que recusou. Agora o Ippuc estuda o repasse à Fundação de Ação Social (FAS). Se não for possível, já há outro candidato: a regional do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Só espera-se que a construção sobreviva até que a ocupação ocorra.
Às moscas
Pelo calendário, passado o carnaval, as aulas deveriam ter sido retomadas na Universidade Federal. Mas nesta semana foi difícil encontrar alunos e professores na instituição. Segundo acadêmicos, partiu dos próprios docentes a decisão de dispensá-los e emendar o feriado. O comércio da região ficou às moscas.
Igreja em festa
Os frequentadores da Paróquia São Francisco de Assis, do Xaxim, comemoram hoje os 10 anos de sacerdócio do padre Dirley Moreira, que está há quase seis anos na comunidade. Motivos para festejar não faltam, afirmam os fiéis. O principal deles é a maior participação da comunidade nas celebrações, especialmente nas missas de cura e libertação, realizadas nas quintas-feiras e que atrai gente até de cidades vizinhas. A festa terá missa, com a presença do arcebispo dom Moacyr Vitti, e coquetel.
Ai, que fome!
Durante o carnaval, só deu chuva em Curitiba. O feriado acabou e quase que num passe de mágica o sol e o calor voltaram. Para amenizar a sensação térmica nesses dias mais quentes, um frozen chocolate é uma ótima opção.
Amarula
Na Kopenhagen (Shoppings Curitiba, Estação, Mueller, Crystal, Palladium e Barigüi), o frozen chocolate vem com licor de Amarula. A taça com 250 ml custa R$15,30
Ovomaltine
A Chocolates Brasil Cacau (Marechal Floriano Peixoto, 5.773, Hauer) oferece o chocolate gelado com o tradicional ovomaltine. O copo com 200 ml sai por R$ 6,50
* * * * *
Colaborou Gilson Garrett Jr.