No início deste ano, o papagaio-de-cara-roxa conquistou o posto de “vulnerável”, deixando o risco de extinção de lado. Em grande parte, isso se deve ao trabalho de preservação da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e seus parceiros, que atuam nos litorais paranaense e paulista. Só em 2014, 107 filhotes nasceram em cem ninhos monitorados. O trabalho envolve o acompanhamento de seis dormitórios no Paraná (Guaratuba, Ilha Rasa da Cotinga, Ilha Rasa, Ariri, Ilha do Pinheiro e Ilha do Mel), além de sete em São Paulo, como Cananeia e a Ilha do Cardoso. Anualmente, os pesquisadores realizam um censo populacional, cuja 13ª edição ocorre nos dias 29, 30 e 31 de maio. Mas isso tudo tem um custo, avaliado em cerca de R$ 13 mil.
Financiamento coletivo
Para conseguir ajuda, a SPVS lançou uma campanha de financiamento coletivo, que vai até 22 de maio. Além de incentivar a preservação ambiental, quem ajudar ganha brindes, como uma caneca ilustrada com o papagaio-de-cara-roxa, uma fotografia feita por Zig Koch, um exemplar do livro Vida Livre - A História do Papagaio-de-cara-roxa, de Adélia Woellner e ilustrado por Kitty Harvill, e até uma viagem para acompanhar a equipe, no Litoral do Paraná. Para ajudar, acesse www.comecaki.com.br/projetos/212/censo-2015-papagaio-de-cara-roxa. Mais informações em www.spvs.org.br.
Pré-vestibular gratuito
A ONG Em Ação está com inscrições abertas para seu pré-vestibular gratuito até o próximo dia 8 de maio. São 200 vagas para estudantes de baixa renda. A inscrição custa R$ 40 e os candidatos passam por uma prova escrita e uma entrevista socioeconômica. As aulas começam em junho. Ao todo, as vagas são divididas entre as turmas do Campus da Indústria, no Jardim Botânico, em Curitiba, e nas Faculdades da Indústria, em São José dos Pinhais. Ambas as sedes pertencem ao Serviço Social da Indústria (Sesi), que apoia a ação. A inscrição deve ser feita pelo site www.emacao.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3023-4702 e (41) 3013-1549.
Ração para a Avan
A situação está crítica na Associação Vida Animal (Avan), que sofre com a falta de ração. Ao todo, são 125 quilos de alimento por dia para os pets socorridos pela ONG. Como não houve bingo no último mês, as contas estão no vermelho. Para ajudar, é possível fazer uma doação em dinheiro ou deixar ração em um dos pet shops parceiros. A lista pode ser acessada em www.associacaovidaanimal.org.b r. No próximo domingo (3), a Avan também organiza seu bingo especial das mães, com dez rodadas com prêmios para a primeira e segunda batidas.
Abraço na mata
Mais de mil pessoas participam de um abraço na mata Ângelo Cretã, em Londrina, no Norte do Paraná, nesta quinta-feira (30). O local fica na Zona Norte da cidade, e costumava acumular entulhos e lixo. Em novembro do ano passado, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte B organizou um grupo para fazer a limpeza do espaço. A ideia é revitalizar o local, até então abandonado, e gerar vida para a região. A ação será às 8 h, na Praça Ângelo Cretã, em Londrina.
Inglês para viagem
Quem vai viajar para o exterior e patina na hora de falar inglês pode aproveitar um curso gratuito da BSL Idiomas, em Curitiba. O site para se inscrever é www.inglesparabrasileiro.com.br. As aulas são presenciais, e o material didático é gratuito. O curso tem duração de 16 horas, e a escola fica na Rua Leôncio Correia, 422, no Água Verde. A escola oferta ainda o guia de viagem Trips & Tips, enviado sem custo para moradores de Curitiba e Região Metropolitana.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora